Banca de DEFESA: JUAREZ LUIZ ABRÃO

DISCENTE: JUAREZ LUIZ ABRÃO
DATA: 29/04/2021
LOCAL: Não Presencial

A INCLUSÃO A PARTIR DO ESPORTE ADAPTADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA: PERCEPÇÕES, GANHOS E POSSIBILIDADES

Esporte Adaptado - Educação Física Escolar - Pessoa com deficiência - Inclusão.

O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições de iniciativas de inclusão a partir do esporte adaptado nas aulas de Educação Física, na visão de professores e gestores de uma escola pública do Sul de Minas Gerais. Como percurso metodológico, optou-se por uma pesquisa abordagem qualitativa de caráter exploratório. Realizou-se um levantamento bibliográfico acerca do tema em questão, análise documental, bem como entrevista semiestruturadas com docentes e gestores de uma escola estadual do Sul de Minas Gerais. Para a entrevista, usou-se o recurso do google forms em função do necessário distanciamento social decorrente da pandemia COVID-19. A Análise dos dados permitiu a organização das informações em quatro categorias, a saber: a) O papel da Educação Física Escolar junto à inclusão, b) Os benefícios do esporte adaptado na escola, c) As vantagens do trabalho com o esporte adaptado às práticas pedagógicas mais inclusivas no contexto escolar, e d) Os desafios ainda existentes: por uma política de inclusão. No que se refere ao papel da Educação Física Escolar junto à inclusão, os resultados apontam que ainda faze -se necessário adaptações para os estudantes com deficiência, de modo oportunizar a real inclusão deles nas atividades propostas e desenvolvimento de sentimento de pertencimento ao grupo. Quanto aos benefícios do esporte adaptado na escola, foi possível observar que a Educação Física através do esporte adaptado tem contribuído para a constituição de uma nova identidade de trabalho e de ações relacionadas à inclusão, notadamente, quando valoriza a individualidade do estudante, oportunizando a sua participação nas atividades sem distinção, reconhecendo os limites de cada um e auxiliando-o na superação dos desafios. No que tange às vantagens do trabalho com o esporte adaptado às práticas pedagógicas foi possível constatar que as iniciativas de inclusão por meio do esporte adaptado contribuíram para a superação de desafios também nos contextos da sala de aula no trabalho em outras áreas do conhecimento, sendo revelada em posturas mais participativas dos estudantes em diferentes situações, denotando mudanças também no sentido de segurança ao participarem das atividades e no desenvolvimento da autoestima. Por fim, no que se refere aos desafios ainda existentes, fica evidente a necessidade do fortalecimento de uma formação docente para a atuação com estudantes com deficiência, retomando a urgência de uma política de inclusão em nosso país. O debate construído trouxe importantes contribuições para pensarmos o esporte adaptado na escola a serviço da inclusão na Educação Física Escolar, revelando o papel de relevância de um corpo docente comprometido com a inclusão e com práticas inclusivas. Contudo, a literatura enfatiza que ainda há poucas pesquisas sobre o esporte adaptado no contexto escolar. Sendo assim, abre-se um leque para futuros estudos que direcionados a propostas pedagógicas para a inserção do esporte adaptado nas escolas, com objetivo de promoção da inclusão, conscientização e a diversidade de práticas corporais para todos os estudantes da educação básica.

Externo ao Programa - NATHALIA MARIA RESENDE - DEF/FCS (Suplente)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)