Banca de DEFESA: LUTRÍCIA HIANI MACHADO MONTI SOUSA

DISCENTE: LUTRÍCIA HIANI MACHADO MONTI SOUSA
DATA: 05/05/2021
LOCAL: Não Presencial

MEDIAÇÃO CULTURAL NA ESCOLA: POSSIBILIDADE DE FAZERES DOCENTES A PARTIR DE LINGUAGENS DA ARTE NO CONTEXTO DE PANDEMIA COVID-19

Mediação cultural; formação cultural; mediação; educação básica.

A presente pesquisa tem como eixo norteador analisar como a mediação cultural pode contribuir para a formação cultural de docentes e discentes da Educação Básica. Parte-se do pressuposto de que quanto mais vasto for o repertório e os acessos culturais do mediador, haverá melhor apropriação das expressões culturais na escola. O objetivo, portanto, é o de investigar o que a literatura apresenta acerca do tema e identificar as manifestações culturais produzidas decorrentes do contexto da pandemia covid-19. Como corpus da pesquisa, utilizou-se dissertações e teses do catálogo da Capes publicadas nos últimos três anos. No que tange às produções culturais, realizou-se uma pesquisa nas plataformas virtuais que se delimitou a partir das expressões culturais produzidas nos tempos de pandemia. O referencial teórico se dá a partir de contribuições de Adorno e Horkheimer (1985), para discussão sobre a Indústria Cultural, Martins (2018; 2012) e Vigotski (1991), acerca da mediação cultural e os entrelaçamentos com os sujeitos e com a escola. Os resultados apontam que a formação cultural docente ainda é um grande desafio para realidade educacional devido à falta de acessibilidade, porém o professor enquanto mediador cultural pode ser propositor de caminhos educativos em diálogo com as expressões culturais socialmente construídas. Além disso, as produções culturais em tempos de pandemia apresentam potencialidades de usos pedagógicos, pois a realidade tecnológica pode promover acessos culturais e contribuir com repertórios culturais e experiências estéticas dos docentes. O produto final desta pesquisa é um guia didático, como possibilidade de ampliar a formação cultural e promover acessos a partir das linguagens da arte divulgadas em tempos de pandemia, a ser utilizado pelos docentes da Educação Básica.

Interno - VANDERLEI BARBOSA (Suplente)
Externo à Instituição - TAIZA MARA RAUEN DE MORAES - UNIVILLE (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)