Banca de DEFESA: ANA PAULA ROSSI SILVA CAMILIO

DATA: 31/05/2021
LOCAL: Não Presencial

ESPAÇOS DE ESCUTA E INSTITUIÇÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Educação; Teoria crítica; Psicanálise; Escolas; Espaços de escuta.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Este estudo teórico investiga, problematiza e reflete sobre a formação de professores que considera a relevância da escuta dentro de instituições escolares. Apoiando nas reflexões filosóficas educacionais advindas de Theodor W. Adorno, pensador da Teoria Critica da Sociedade juntamente com reflexões psicanalíticas à partir de Sigmund Freud. Este estudo argumenta sobre o processo de formação de professores e seu investimento para uma prática que perpasse pela escuta da subjetividade, de modo que, espaços de escuta não sejam preenchidos por uma perspectiva clínica ou funcionalista, ou tratados por meio de diferentes "remédios" ou "explorados" pragmaticamente deixando de serem significados individual e socialmente, pouco contribuindo para a superação dos problemas e dificuldades observadas, mas sim, que contribua para a prática que visa a emancipação humana. O primeiro capítulo identifica e apresenta o entrecruzamento entre teoria crítica e psicanálise, explorando contribuições para o âmbito educacional, tomando a concepção de escuta como mediador desse diálogo. Conseguinte, o segundo capítulo abre uma discussão referente a identidade docente e formação de professores, direcionando para as implicações na relação professor-aluno em um panorama que considera o aluno em sua posição de sujeito. Por fim, o terceiro capítulo tece apontamentos sobre o desvelamento dos espaços de escuta e as formas de qualificar a escuta nas instituições escolares, partindo do investimento na formação docente, considerando a pertinência dessa reflexão para o processo educacional que visa a emancipação humana, levando em consideração o sujeito do desejo. As reflexões sinalizam para a necessidade de ampliar as discussões sobre a formação de professores e o reconhecimento do aluno como sujeito, e repensarmos os contextos educacionais para que estas discussões que envolvem o circuito educacional não se fechem a partir de parâmetros redutores.

Interno - TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO (Membro)
Externo ao Programa - MARCIO MAGALHAES DA SILVA - DED/FAELCH (Membro)
Externo ao Programa - LARISSA FIGUEIREDO SALMEN SEIXLACK BULHOES - DED/FAELCH (Suplente)
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Suplente)