Banca de DEFESA: GUSTAVO ALMEIDA SOARES

DISCENTE: GUSTAVO ALMEIDA SOARES
DATA: 10/06/2021
LOCAL: Não Presencial

A PEDAGOGIA DAS LUTAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO REMOTO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFLA

Formação Inicial Docente, Lutas/Artes Marciais na Escola, Pedagogia das Lutas/Artes Marciais; Regime Remoto.

Ao utilizarmos o conceito de cultura corporal de movimento como objeto de estudo e ensino das aulas de Educação Física para a educação básica, cria-se uma grande possibilidade de trabalho com o universo das lutas/artes marciais nesse contexto. Cabe mencionar que esse conteúdo é amparado legalmente por documentos curriculares em âmbito nacional, por isso se torna necessário abordá-lo no processo de formação inicial de professores nos cursos de graduação em Educação Física. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo analisar as experiências formativas (remotas) de alunos do curso de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Lavras ao longo do semestre na disciplina GFD 198 Pedagogia das lutas. Sabemos que a falta de vivências dos professores sobre a referida temática no cotidiano acadêmico e fora deste meio, assim como a preocupação com a violência que julgam estar intrinsecamente ligada a esse universo, dificulta o seu desenvolvimento teórico-metodológico no âmbito dos espaços educativos. Para analisar quais são as concepções desses alunos em formação inicial acerca das lutas/artes marciais antes, durante e depois do curso, utilizamos o subsídio da pesquisa qualitativa e os instrumentos de coleta de dados, tais como o diário de bordo, o registro dos trabalhos escritos (elaborados remotamente) e as entrevistas semiestruturadas. O grande desafio que se coloca em tempos de pandemia é a reflexão pedagógica sobre o fato de estarmos vivendo o regime de trabalho remoto na Universidade Federal de Lavras, instituição na qual a disciplina acontece. Dessa forma, como tratar pedagogicamente desse conteúdo considerando os desafios da aprendizagem por meio das experiências corporais propriamente ditas? De que forma trazer o aprendizado significativo, tendo em vista o contexto da virtualidade? Para tentar responder essas questões acompanhamos as aulas e atividades propostas na referida disciplina no semestre de 2020/02. Diante de nossas observações, não identificamos prejuízos relacionados ao saber ensinar Lutas na escola, por parte dos discentes, porém estes sentiram falta das vivências corporais na disciplina.

Externo à Instituição - VIVIAN MARINA REDI PONTIN - UNICAMP (Suplente)
Interno - VANDERLEI BARBOSA (Suplente)
Externo à Instituição - RILLER SILVA REVERDITO - UNEMAT (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Membro)