Banca de DEFESA: HELAINA DE FÁTIMA VINHAS PEREIRA

DISCENTE: HELAINA DE FÁTIMA VINHAS PEREIRA
DATA: 24/06/2021
LOCAL: Não Presencial

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO DE ESTUDANTES DO QUINTO ANO NA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS E DO CONCEITO DE MEDIDA

Educação Matemática. Teoria Histórico-Cultural. Teoria da Atividade. Nexos Conceituais. Formação de Professores.

O presente trabalho visa analisar o desenvolvimento do pensamento teórico em processos de significação gerados por estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental em uma situação desencadeadora de aprendizagem dos números racionais e do conceito de medida. Com base nos pressupostos do materialismo histórico-dialético (Karl Marx, Pável Kopnin) e na teoria histórico-cultural da atividade (Lev S. Vigotski, Alexei Leontiev, Vasily Davidov), apresenta-se esta pesquisa exploratória, delineada como estudo de caso, de abordagem qualitativa, em uma turma de quinto ano de uma escola pública do interior de Minas Gerais, para responder à seguinte questão: que sentidos e significados os estudantes explicitam, em sua atividade, em uma situação desencadeadora de aprendizagem dos números racionais e do conceito de medida? Os objetivos específicos são analisar se a situação desencadeadora de aprendizagem suscitou a atividade dos estudantes e identificar as elaborações conceituais produzidas. A análise dos dados se deu a partir da constituição de núcleos de significação, que explicitam os nexos conceituais do número racional e da medida, bem como os indícios do desenvolvimento da autonomia dos estudantes. A pesquisa propicia maior aproximação entre os conhecimentos acadêmicos e a práxis escolar, além da ressignificação da prática docente e a autonomia intelectual dos estudantes, por meio do desenvolvimento do raciocínio e da argumentação matemática. Além deste relato, foi desenvolvido um produto educacional: uma unidade didática, anexa ao trabalho.

Externo ao Programa - SILVIA MARIA MEDEIROS CAPORALE - DFM/ICET (Suplente)
Interno - RONEI XIMENES MARTINS (Membro)
Externo à Instituição - MARIA DO CARMO SOUSA - UFSCAR (Membro)
Presidente - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Membro)