Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAEL SOARES SALES

DISCENTE: RAPHAEL SOARES SALES
DATA: 08/07/2021
LOCAL: Não Presencial

O TOM E A TELA: UMA ANÁLISE VERBIVOCOVISUAL SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA PROFESSORES

Círculo de Bakhtin. Enunciado. Entonação.

A presente pesquisa tem como objeto de investigação o site do grupo de estudos Redigir, da Universidade Federal de Minas Gerais, que apresentam/produzem conteúdo para professores de Língua Portuguesa e Literatura no Brasil. Com o expressivo aumento na quantidade de conteúdo disponível na internet e concomitantemente , aumento no uso desta não só como uma ferramenta, mas como um ambiente de ensino-aprendizagem fica o questionamento: Os sites, destinados ao professor e que para ele produzem conteúdos, respondem de maneira crítica e construtiva às demandas deste profissional no seu dia-a-dia de atuação, propondo um material didático que reflita criticamente esta, com suas peculiaridades e particularidades irrepetíveis, dentro (e fora) do ambiente escolar? Tornou-se comum hoje, dentro dos espaços educacionais, a utilização de sites como fonte de materiais e práticas pedagógicas. Quais seriam os projetos de sentido, possivelmente presentes, partindo da perspectiva do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011; 2016; VOLOCHINOV, 2017; 2019), do conteúdo pedagógico produzido pelo Redigir? O objetivo geral com este estudo é, por meio das escolhas estilisticas feitas e materializadas no conteúdo do Redigir, construir percepção acerca da entonação, ou tom emotivo-volitivo que constitui os enunciados proferidos pelo REDIGIR.  Para tal, o embasamento teórico principal deste estudo, se localiza dentro os pesquisadores do círculo de Bakhtin do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2016 [1979]; 2017 [1979]; VOLÓCHINOV, 2017 [1929]; 2019 [1930]; MEDVIÉDEV, 2016 [1928]) com ênfase nas discussões acerca de enunciado-enunciação, Tom emotivo-volitivo/Entonação, bem como nas discussões sobre a Verbivocovisualidade. Discutida por (PAULA, 2014; VILLARTA-NEDER, 2018; 2019). Além, este texto perpassa pelas discussões de ROJO (2012) sobre Multiletramentos e COSCARELLI (2016) sobre letramentos digitais. A análise Dialético-dialógica do discurso (PAULA; FIGUEIREDO; PAULA, 2011; PAULA, 2013; VILLARTA-NEDER; FERREIRA, 2020) representa a metodologia utilizada nesta pesquisa. Por fim, espera-se que este trabalho possa contribuir com as futuras pesquisas sobre entonação e sobre a qualidade dos/nos conteúdos destinados a professores disponíveis na internet.

Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Presidente - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Membro)
Externo à Instituição - ODEMIR VIEIRA BAETA - UFV (Suplente)
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Suplente)