Banca de DEFESA: THAÍS DE CASTRO CASAGRANDE

DISCENTE: THAÍS DE CASTRO CASAGRANDE
DATA: 30/07/2021
LOCAL: Não presencial

DE REPENTE VIRAMOS YOUTUBERS”: USO DE RECURSOS DIGITAIS EM ATIVIDADES DE LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Multimodalidade. Contação de histórias. Formação docente. Plataformas digitais de educação.

Este estudo trouxe como centralidade o uso de recursos digitais por profissionais da educação para contar histórias, considerando o caráter interativo e dinâmico da literatura infantil disponível na web. A partir das condições sociais de isolamento ocasionadas pela pandemia COVID-19, no ano de 2020, houve a necessidade de uso de recursos digitais e tecnológicos para a continuidade das atividades escolares, com isso ocorreu a apropriação e o manuseio de softwares, pelos docentes. Esta situação apontou a necessidade de compreender os multiletramentos de professores a partir do ensino remoto para crianças. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo investigar como as professoras das turmas de maternais II e III, de uma instituição particular de ensino, utilizaram os recursos digitais e tecnológicos para a elaboração de atividades de leitura e contação de histórias para crianças durante o período de ensino remoto. Diante disso, optou-se por uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Para tanto, realizou-se como procedimentos de coleta de dados a revisão de literatura para as discussões teóricas, a descrição e análise dos recursos digitais utilizados pelas docentes para o desenvolvimento da leitura literária de crianças e a realização de uma entrevista coletiva, com professoras da educação infantil em turmas de maternais II e III, de uma escola da rede privada de ensino, do Campo das Vertentes, Minas Gerais, que utilizaram recursos digitais e tecnológicos durante o ensino remoto, envolvendo a produção de atividades de contação de histórias, a partir do trabalho com a linguagem em plataformas digitais. Para isso, utilizou-se como embasamento teórico as proposições de Rojo (2008; 2012; 2013; 2020) com os conceitos de multimodalidade e multiletramentos; Cosson (2006; 2011) que disserta sobre o letramento literário; Busatto (2006; 2012; 2018; 2019) com discussões sobre a contação de histórias, dentre outros estudiosos que refletem o ensino e a aprendizagem infantil em tempos de pandemia. Por fim, o estudo destacou algumas habilidades da formação docente e aspectos da multimodalidade presentes em plataformas digitais de educação utilizadas no ensino remoto, evidenciando modos de interação entre o professor-mediador e os recursos utilizados em ambiente digital para desenvolver as atividades de leitura e de contação de histórias.

Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Suplente)
Externo à Instituição - JULIANNA SILVA GLÓRIA - UFMG (Suplente)
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Interno - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)