Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREOLLE AUGUSTO DOS SANTOS

DISCENTE: ANDREOLLE AUGUSTO DOS SANTOS
DATA: 25/08/2021
LOCAL: Não presencial

PEDAGOGIA DO FUTEBOL AMERICANO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO

Pedagogia do esporte; Jogo; Educação Física Escolar; Curso de Extensão.

Na educação física escolar existe um contexto histórico, no qual há pouca diversificação dos conteúdos abordados. Diante disso, é notável um grande predomínio no ensino de esportes tradicionais nas aulas, sendo eles: futebol, handebol, vôlei e basquete - o que chamamos de "quarteto fantástico". Assim sendo, o objetivo dessa pesquisa será oferecer um curso de extensão sobre Futebol Americano (FA) para estudantes de educação física da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Para isso, utilizaremos os conceitos referentes à pedagogia do esporte, que busca planejar, organizar, sistematizar, executar e avaliar os processos de intervenção, ensino e vivência do FA na/da escola. Além disso, esse curso abordará outras questões que atravessam a prática pedagógica, tais como a história, as problematizações étnico-raciais e de gênero, com a finalidade de oferecer possibilidades para se ensinar essa modalidade esportiva na escola. Posteriormente, analisaremos de maneira qualitativa os materiais empíricos produzidos no curso com os estudantes, que serão: relatos escritos, orais e demais observações. Como resultado, esperamos conseguir contribuir na formação inicial de professores, apresentando o Futebol Americano, quebrando possíveis preconceitos quanto a sua prática na escola. Dessa forma, permitindo que eles/as possam trabalhar essa modalidade esportiva de maneira significativa em sua prática docente, ampliando seus territórios formativos.

Interno - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Membro)
Externo à Instituição - CAMILA BELTRÃO MEDINA - ANHANGUERA (Suplente)
Presidente - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Suplente)