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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ANGÉLICA MARTINS FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ANGÉLICA MARTINS FERREIRA
DATA: 31/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Não presencial
TÍTULO:

A CONCEPÇÃO DOCENTE SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação; Práticas Avaliativas; Professores do Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A avaliação – aqui delimitada como o ato de aferir uma experiência de aprendizagem – ocupa (em tese) um espaço proeminente no processo formativo escolar. Contudo, em geral, trata-se exame como sinônimo de avaliação, incorrendo-se numa compreensão equivocada, notadamente por professores, mas não apenas (LUCKESI, 2002). Por efeito disso, adota-se uma postura e recursos no mínimo questionáveis em relação às práticas avaliativas, o que por sua vez, afeta tanto as representações sociais sobre avaliação quanto o emprego de intervenções pedagógicas a partir delas. À face disso, empreendeu-se uma investigação científica alvitrando cotejar as concepções docentes a respeito do ato de avaliar, de igual modo perscrutar suas implicações para o trabalho docente no ensino fundamental (anos iniciais), a fim de se pensar a relação entre avaliação e aprendizagem. Além disso, mapear experiências avaliativas consideradas bem-sucedidas (ou exitosas). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com desenho narrativo, tendo como público-alvo professores/as atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013). Para análise dos dados empregar-se-á a técnica da triangulação, que consiste em realizar “uma valorização fenomênica e técnica dos dados primários, em si mesmos e à exaustão”. Posteriormente, num segundo movimento analítico, as narrativas orais são “contextualizadas, criticadas, comparadas e trianguladas” (GOMES et al., 2010, p. 185). O método interpretativo ocorre mediante a três etapas, quais sejam: 1) preparação e reunião dos dados; 2) a avaliação da qualidade e, por último, 3) a elaboração de categorias de análise. Espera-se que os resultados do estudo possam contribuir com reflexões teórico-metodológicas relativas ao mote, fomentando o alargamento das margens formativas de professores/as, uma vez que assumem o papel de desencadeador do processo formativo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - BRUNO ADRIANO RODRIGUES DA SILVA - DEF/FCS (Suplente)
Externo à Instituição - CAMILA BELTRÃO MEDINA - ANHANGUERA (Membro)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Suplente)
Presidente - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Notícia cadastrada em: 29/07/2021 15:59
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