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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALYSSON DOS ANJOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYSSON DOS ANJOS SILVA
DATA: 30/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Não presencial
TÍTULO:

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE SABERES E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS EM UM MUNICÍPIO NO SUL DE MINAS GERAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Desigualdade étnico-raciais; Educação Infantil; Saberes Docentes; Práticas Pedagógicas.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Essa pesquisa tem como objetivo compreender como as professoras de Educação infantil de município do Sul de Minas Gerais compreendem, desenvolvem práticas e possuem saberes acerca das desigualdades étnico-raciais. Para me aproximar dessas questões, pretendo investigar de maneira mais específica o que as professoras pesquisadas sabem à respeito do trabalho com essa questão no contexto educativo e qual relevância atribuem à isso. Além disso, quero perscrutar se as docentes já desenvolveram alguma intervenção sistematizada relativa ao tema, se encontraram desafios e quais as possíveis experiências exitosas. Diante dos objetivos explicitados, pesquisar a temática étnico-racial no contexto escolar, pode ser justificado por legislações que representam uma concepção de educação comprometida com o negro e a negra brasileira e os saberes socioculturais quais todos devem ter acesso, oriundos desses sujeitos que marcam nossa história e construção do país. A Lei 10.639/2003, por sua vez, diz da obrigatoriedade do desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem a Cultura e História Afro-brasileira e Africana em toda educação básica (BRASIL, 2003). Assim como a importância do reconhecimento legal, que legitima o saber das produções dos negros e negras em nossa sociedade, autores e autoras como Cavalleiro (2009), Munanga (2005) e Gomes (2014) apresentam caminhos e possibilidades para construirmos uma educação antirracista que contribua para uma imagem positiva da negritude desde a infância. Esperamos contribuir para o debate, de modo que o trabalho sistematizado com o tema étnico-racial seja efetivamente desenvolvido nas instituições educativas investigadas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Suplente)
Externo à Instituição - CAMILA BELTRÃO MEDINA - ANHANGUERA (Suplente)
Externo à Instituição - CLAUDIO MARCIO OLIVEIRA - UFMG (Membro)
Presidente - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Membro)
Notícia cadastrada em: 03/08/2021 10:39
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