Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDERLICE ROSA DE SOUZA

DISCENTE: VALDERLICE ROSA DE SOUZA
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Não presencial

A REORIENTAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PELA APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Avaliação Escolar; Apropriação de resultados; Prática Pedagógica.

A pesquisa pretende analisar como os professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio se relacionam com os resultados das avaliações da aprendizagem dos seus alunos. Pretende verificar se os professores se apropriam ou não destes resultados e as possibilidades metodológicas do uso desses resultados para a reorientação da prática pedagógica. Tendo como justificativa o fato de que, pela observação do cotidiano escolar, a avaliação ainda parece ser vista como final de processo da prática pedagógica, servindo meramente para classificar os que estão “aptos” e os “não aptos”. Entendemos que essa pesquisa é relevante para as tomadas de decisões em relação aos processos avaliativos dentro das escolas. Para a escolha dos professores que participarão da pesquisa, foram coletados dados no SIMADE - Sistema Mineiro de Administração Escolar e escolhidas duas escolas, do município de Pouso Alegre, com altos índices de reprovação no ano de 2019. Para o desenvolvimento desta pesquisa pretende-se adotar uma proposta de abordagem qualitativa numa pesquisa de campo. Será realizada uma pesquisa bibliográfica com revisão sistêmica na literatura das áreas pertinentes, buscando-se responder a questões relacionadas aos tipos de avaliações que são “aplicadas” nas escolas atualmente e como os resultados dessas avaliações são registrados e apropriados ou não pelos professores. A metodologia adotada primará por um estudo teórico e pela análise de dados coletados a partir de um questionário que buscará informações sobre as práticas avaliativas adotadas pelos professores, os resultados dessas avaliações e as estratégias adotadas ou não pós análise desses resultados avaliativos. Após analisadas as respostas dos questionários, realizaremos uma roda de conversa. A roda de conversa, além de ser um instrumento de pesquisa, também será uma oportunidade de Formação para os professores, que em contato com seus pares e com a mediadora da Roda, que no caso é a pesquisadora, poderão construir e desconstruir conhecimentos sobre a temática Avaliação. Os dados coletados serão analisados qualitativamente, numa perspectiva sistemática, comparando as informações levantadas. A partir de todos os procedimentos supracitados, pretende-se oferecer a produção de um relato sobre as Rodas de conversas entre professores e as contribuições que essa estratégia pode oferecer para a formação deles; produzir relatório com o conhecimento coletado, contendo análises e possibilidades metodológicas do uso do Resultados das Avaliações Escolares para Reorientar a Prática Pedagógica de Professores; e contribuir para Formação de Professores a partir de um processo de reflexão de sua própria prática.

Externo à Instituição - ANDRELIZA CRISTINA DE SOUSA - UFMS (Membro)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Suplente)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)