Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS JERÔNIMO HENRIQUES LOPES

DISCENTE: MATHEUS JERÔNIMO HENRIQUES LOPES
DATA: 23/08/2021
LOCAL: Não presencial

FORMAÇÃO CIDADÃ NO ENSINO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO E DE SEU USO PEDAGÓGICO

Educação para a cidadania; Ensino de História; Material didático.

A História como disciplina escolar possui um papel pertinente em articular saberes inerentes sobre a relação do passado junto ao presente. Fenômeno esse, que conta com recursos como o livro didático, um instrumento que tem como desafio contribuir com a formação do estudante para seu exercício cidadão. A questão da formação para a cidadania está presente em nossa Carta Constitucional de 1988, entendida como participação ativa e consciente do indivíduo na sociedade. Considerando os aspectos apresentados, o objetivo dessa pesquisa é investigar se o livro didático de História tem contribuído para o processo de formação cidadã dos estudantes, observando se é trabalhado a dimensão que a educação tem na construção de uma sociedade igualitária, participativa e com acesso aos mesmo direitos e deveres. A pesquisa justifica-se através da importância que essa disciplina tem para a formação do próprio estudante perante o seu meio, um aparato para compreender-se melhor como sujeito que possui sua própria identidade que dá sentido ao seu conhecimento de mundo, além disso, a dimensão que o livro didático possui, contribui nessa perspectiva de análise, que se faz presente em muitas práticas pedagógicas pelos docentes. Nosso estudo se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como procedimentos para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o uso de entrevistas aos docentes da disciplina de pelos professores de História da rede pública de ensino, em que atuam na Escola Estadual Mendes de Oliveira, situada na cidade de Congonhal, estado de Minas Gerais. Com essa pesquisa, espera-se compreender, através das variadas formas pedagógicas, as contribuições do ensino de História e o livro didático para a formação cidadã dos estudantes, assim como propõe-se a realização de um momento um momento de formação para os professores de História, na busca de promover uma interação entre suas práticas e o livro didático a partir dos resultados da pesquisa.

Externo à Instituição - ANDRELIZA CRISTINA DE SOUSA - UFMS (Suplente)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Suplente)
Externo à Instituição - MARIA ELIZA NOGUEIRA OLIVEIRA - UNIFAL (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)