Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA CORREA

DATA: 26/08/2021
LOCAL: Não presencial

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E INFÂNCIA

Infância. Educação Física Escolar. História da infância.

Este trabalho busca debater a noção de infância numa perspectiva da criança histórica e suas transformações ao longo da Modernidade, bem como seus efeitos no ensino da Educação Física Escolar. Como professora dessa área numa escola, tenho um grande interesse em compreender melhor a ideia de desaparecimento da infância, pois a perda dos espaços públicos coletivos para a prática de brincadeiras pode indicar que junto com os espaços também os jogos infantis estão ameaçados por meio de comportamentos, atitudes, desejos e linguagens que cada vez mais se assemelham ao mundo adulto (POSTMAN, 1999). Já as crianças, no Séc. XVII representavam uma época de descoberta da primeira infância: das falas, do corpo e dos hábitos infantis (ÁRIÈS, 1981). A presente pesquisa parte do levantamento bibliográfico em alguns autores, com leituras de reconhecimento, seleção, reflexão e interpretação, junto a base de dados da CAPES, SCIELO e Repositórios dos Programas de Pós-Graduação disponíveis, tomando os descritores criança e infância sob a ótica de autores como Walter Benjamin, Neil Postman e Philipe Ariès, que nortearão a pesquisa na expectativa de trazer contribuições para a atualidade, seja no sentido de promover o enfrentamento que a compreensão de infância/criança vem sofrendo como buscar compreendê-la mediante tantas transformações no decorrer da história ocidental, mas que possibilitem um olhar sensível e de mudanças no ensino da Educação Física Escolar numa perspectiva da transformação e da sensibilização da prática docente.

Interno - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Suplente)
Externo à Instituição - ANA CARLA DIAS CARVALHO - UFCAT (Suplente)
Externo à Instituição - CAMILA SANDIM DE CASTRO - ND (Membro)
Interno - LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES (Membro)