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Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN RAÍSSA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAREN RAÍSSA NUNES
DATA: 27/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Não presencial
TÍTULO:

PÉS NO CHÃO EM BUSCA DE OUTRAS ROTAS: O DESPERTAR DO CORPO PELA TÉCNICA KLAUSS VIANNA EM UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Formação docente. Técnica Klauss Vianna. Teoria Crítica. Experiência.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo recupera um sentido de técnica emergente das investigações do bailarino, coreógrafo e preparador corporal Klauss Vianna, concebida no entrecruzamento dos territórios do Teatro e da Dança, a fim de deslocá-lo para o âmbito formativo docente. Ao mergulhar nas características do trabalho desenvolvido por Vianna e após revisão bibliográfica, deparamo-nos com a ausência de investigações daquele relacionadas ao domínio amplo de formação de professores, percebendo que o reconhecimento de sua relevância se encontra ainda muito restrito a seus campos de atuação originários. O interesse pelo estudo da concepção de técnica em Vianna parte do pressuposto de que, na contemporaneidade, a formação cultural (estendida nesse estudo à docente) tem se modelado ao espírito generalizado da mercadoria, sendo mediada por conteúdos coisificados, onde a técnica é tomada enquanto próprio fim.  Tal tendência é investigada pelo filósofo Theodor W. Adorno enquanto semiformação (2006). Tendo como base o pensamento adorniano para o terreno educacional, isto significa dizer que, tanto as Licenciaturas quanto as formações continuadas – apontada mais especificamente nesta pesquisa do interior do Mestrado Profissional em Educação - têm sido penetradas pelas ideologias neoliberais vigentes, primando-se pelo fomento ao tecnicismo com vistas à adaptação dos indivíduos na sociedade. Nisto, impõe-se tanto a produção enlouquecida de materiais científicos, quanto a realização de cursos atualizadores; não sendo suficiente tamanha excitação, ainda se soma a isso o excesso de estímulos a que os indivíduos acabam por se submeter através dos mais diferentes aparatos tecnológicos - agravado no atual ensino remoto pela situação pandêmica - corroborando para a insensibilização sensorial e para o distanciamento do âmbito educacional de princípios estéticos e culturais. Nesse quadro, as (os) docentes não possuem tempo e espaços que propiciem uma maior amplitude reflexiva, visto que são expostas (os) a um bombardeamento excitatório, onde conjuntamente à continuidade dos processos semiformativos, ocorre a dessedimentação do pensamento, conforme analisa Türcke (2010b), tolhendo-se a capacidade intelectual a nível biológico. Com o propósito de fortalecer resistências frente a isso, é diante do entrecruzamento teórico acima referido que nos aventuramos para esboçar fundamentos de uma formação docente pela via do descondicionamento corporal, experimentando-se a TKV no corpo da própria pesquisadora-professora e narrando-se as impressões/sensações através de escritas somáticas registradas em um caderno. Assim, considerando-se aqui o corpo e suas expressões inerentes à experiência formativa de que se trata, explicitamos a potência do entendimento da integralidade do ser humano para as formações, onde o movimento corporal pelo viés da educação somática encoraje a imaginação e o pensar emancipador, tentando ocasionar algum tipo de ruptura com lógicas neoliberais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - JACQUELINE MAGALHAES ALVES (Suplente)
Externo à Instituição - JUSSARA CORRÊA MILLER - UNICAMP (Membro)
Presidente - LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES (Membro)
Interno - MARCIO NORBERTO FARIAS (Membro)
Externo à Instituição - NEIDE NEVES - PUC - SP (Suplente)
Notícia cadastrada em: 11/08/2021 14:19
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