Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GORETTI DA SILVA MARTINS JACINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GORETTI DA SILVA MARTINS JACINTO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Não presencial

REFLEXOS DA INSTITUIÇÃO DAS COTAS RACIAIS NAS LICENCIATURAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

Políticas afirmativas; formação de professores; ingresso no Ensino Superior.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A pesquisa tem por objetivo investigar possíveis efeitos das cotas destinadas a pretos e ou pardos de baixa renda familiar em cursos de licenciaturas de uma universidade pública federal. Para tanto, elaborou-se a seguinte questão: Tendo em vista as políticas afirmativas para ingresso ao ensino superior, principalmente as cotas relacionadas à renda familiar e as raciais, que desdobramentos são observados nas licenciaturas a partir da possível ampliação de estudantes pretos ou pardos de baixa renda? É relevante a realização desta pesquisa, por se tratar de um tema social, cultural e político relacionado com a busca da equidade nas oportunidades para uma formação acadêmica. As Políticas Afirmativas representam possibilidades para que ocorra equidade nas universidades, refletindo assim, na sociedade brasileira. Em um artigo de revisão de literatura analisado, Paula (2017) observa que, o aumento de vagas e ingressantes não tem sido acompanhado da permanência dos estudantes no sistema e que as taxas de conclusão nos cursos de graduação tem decrescido nos últimos anos. Essa autora corrobora a proposta desta pesquisa cujo objetivo geral é: Investigar o ingresso de estudantes pretos e/ou pardos e de baixa renda familiar às licenciaturas da Universidade Federal de Lavras, através das políticas afirmativas referentes a esse grupo. Como objetivos específicos foram definidos: i) Identificar a eficiência do ingresso e do suporte à formação oferecidos aos estudantes pretos e /ou pardos e de baixa renda em licenciaturas da instituição universitária; ii) Debater o acesso e a permanência desses estudantes no curso de licenciatura escolhido por eles; iii) Apresentar como se dá o percurso dos estudantes ingressados nas licenciaturas por meio das cotas raciais e que possíveis efeitos ele porventura provocou na oferta. A abordagem da pesquisa é exploratória e descritiva, com revisão de artigos publicados nos últimos cinco anos e pesquisa de campo com licenciandos. Espera-se como resultado dessa pesquisa, obter-se indicadores de eficácia das políticas afirmativas para o estudante preto e/ou pardo de baixa renda familiar tanto em seu ingresso quanto em sua permanência na universidade.

Externo à Instituição - ADILSON PEREIRA DOS SANTOS - UFOP (Membro)
Externo à Instituição - BRUNO CAMILLOTO ARANTES - UFOP (Suplente)
Interno - JACQUELINE MAGALHAES ALVES (Suplente)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)