Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA FERREIRA

DISCENTE: ROSANA FERREIRA
DATA: 01/09/2021
LOCAL: Não presencial

ESTUDO SOBRE A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS: A PERSPECTIVA DAS ALFABETIZADORAS EM FOCO

Alfabetização. Processos de Aprendizagem. Leitura e Escrita. Criança.

A aquisição da leitura e escrita à mão representam marcos desenvolvimentistas para as crianças e fundamentam o progresso na educação básica. A escola, por meio da intervenção das alfabetizadoras, é a instituição responsável por estimular essa mudança nas crianças. Sendo assim, por este trabalho pretende-se investigar o processo de aquisição da leitura e da escrita à mão por crianças, de forma retrospectiva, a partir da visão das professoras alfabetizadoras. Esse estudo será conduzido como uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, pela qual serão entrevistadas professoras alfabetizadoras vinculadas à rede municipal de educação básica, de Lavras – MG. As entrevistas acontecerão de forma presencial, desde que o contexto sanitário permita. Caso não seja possível realizar presencialmente, as entrevistas semiestruturadas acontecerão via Google Meet. As entrevistas serão individualizadas e a identidade de cada professora será mantida em sigilo. Intenciona-se questionar as professoras sobre o comportamento dos/as estudantes durante a aprendizagem, sobre os métodos de ensino adotados e sobre as dificuldades e facilidades apresentadas pelos/as alfabetizandos/as. Os resultados serão examinados à luz de teorias de aprendizagem, letramento e alfabetização, além de teorias sobre a formação acadêmica e prática docente. No caso de ocorrência de dificuldades no processo de alfabetização, intenciona-se propor possíveis ações que possam dirimir o problema. Mediante as condições socioculturais do contexto brasileiro, destaca-se a importância desse estudo, já que a alfabetização deve ser utilizada como importante ferramenta de emancipação e promoção do desenvolvimento de estudantes.

Presidente - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Membro)
Interno - CLAUDIO LUCIO MENDES (Suplente)
Externo à Instituição - CLEVERTON JOSÉ FARIAS DE SOUZA - UFAM (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)