Banca de DEFESA: ALESSANDRA APARECIDA VILELA

DISCENTE: ALESSANDRA APARECIDA VILELA
DATA: 25/08/2021
LOCAL: Não presencial

PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS E GESTORAS ESCOLARES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL

Políticas curriculares. BNCC. Currículo. Implementação da BNCC.

A presente pesquisa propõe a investigar e analisar como os professoras e gestoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma rede de ensino municipal de uma cidade do Sul de Minas Gerais interpretam a implementação da BNCC, buscando compreender quais as suas percepções sobre a implementação da BNCC nas escolas desta rede de ensino. O projeto de pesquisa foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (COEP/UFLA) para aprovação, juntamente com os anexos (TCLE, Roteiro da entrevista e Comentários Éticos) sendo aprovado pelo parecer nº 3.663.333, de 25 de outubro de 2019. Os estudos começaram com uma revisão de literatura sobre os fatos históricos que influenciaram na construção do currículo enquanto ordenamento normativo, com destaque para a produção de autores que discorrem sobre políticas públicas como Dermeval Saviani e Carlos Roberto Jamil Cury, entre outros autores que tratam do processo de construção da BNCC com seus dilemas e embates em nosso cenário educacional, presentes nas produções de autores que discutem há algum tempo questões curriculares como Elizabeth Macedo (2014), Carlos Roberto Jamil Cury (2018) e Maria Luiza Süssekind (2016). A abordagem metodológica da pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como procedimentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica para constituição de conceitos, elaboração e aprofundamento do referencial teórico, a pesquisa documental em textos que embasaram a elaboração, implantação e implementação da BNCC e o currículo Referência de Minas Gerais e o questionário de preenchimento on-line que foi aplicado à professoras e gestoras escolares da rede pública municipal de uma cidade do Sul de Minas Gerais. As respostas das participantes foram categorizadas à luz da análise de conteúdo de Bardin. Os participantes foram convidados para participar voluntariamente da pesquisa, sendo-lhes apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) que assegura o sigilo na análise dos dados, conforme orientações do COEP/UFLA. As percepções das participantes do estudo nos mostram que o processo de implementação da BNCC na rede municipal de ensino pesquisada encontra-se em desenvolvimento gradativo e flexível, cujos reflexos incidem sobre a prática docente sob a forma de alinhamento dessa prática a política curricular vigente, que apontam para desafios decorrentes da política curricular presente na Base, seja pela adaptação, motivação ou mesmo pela insegurança. Compreendemos que a implementação da BNCC requer a formação continuada de professores e gestores, principalmente de professores, que são os elementos primordiais no processo de ensino aprendizagem.

Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Suplente)
Externo à Instituição - MARY ÂNGELA TEIXEIRA BRANDALISE - UEPG (Membro)
Externo à Instituição - MARIA ELIZA NOGUEIRA OLIVEIRA - UNIFAL (Suplente)