Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDA SILVA VIVAS

DISCENTE: EDUARDA SILVA VIVAS
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Não presencial

HOJE NÃO VAMOS PARA A QUADRA: AS (IM)POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Ensino Remoto, Isolamento Social, Ambiente Virtual.

Neste estudo, pretendemos investigar os limites e possibilidades acerca dos processos de ensino referentes ao componente curricular Educação Física, em ambientes virtuais de aprendizagem. A preocupação com esse tema surge diante da pandemia de Covid-19, na qual o isolamento social tem sido uma das medidas preventivas usadas para combater a disseminação do vírus. Este cenário por consequência provoca desdobramentos ao âmbito educacional, isto posto, efetiva-se o ensino remoto e os ambientes virtuais de aprendizagem. Então, como historicamente a Educação Física esteve apoiada majoritariamente na dimensão procedimental ao abordar as manifestações da cultura corporal de movimento, é provável que o novo formato de ensino tenha trazido grandes desafios para o desenvolvimento do trabalho pedagógico dos professores. Por tudo isso, surge a dúvida sobre o êxito pedagógico na Educação Física Escolar nesse novo formato de ensino, logo, as consequências e contribuições para a área. Através de um estudo relativo ao referencial teórico, constatamos alguns limites que cerceiam uma vivência concreta integrativa, porém identificamos também algumas possibilidades para que este componente curricular consiga vencer certas barreiras que reforçam na área a concepção apenas do fazer por fazer, de maneira a contemplar e valorizar a dimensão conceitual do conhecimento no cerne das aulas de Educação Física.

Externo à Instituição - CAMILA SANDIM DE CASTRO - ND (Suplente)
Externo à Instituição - CLAUDIO MARCIO OLIVEIRA - UFMG (Membro)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Suplente)
Interno - LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES (Membro)