Banca de DEFESA: ANGELICA DE SOUZA SILVA

DISCENTE: ANGELICA DE SOUZA SILVA
DATA: 26/11/2021
LOCAL: Vídeo conferência pelo google meetg

UMA PROPOSIÇÃO DE ENSINO PARA O ULTIMATE FRISBEE NA EDUCAÇÃO FÍSICA SOB AS CATEGORIAS PEDAGÓGICAS FREIRIANAS

Ultimate Frisbee; Educação Física escolar; Formação Emancipatória; Pensamento Freiriano; Proposição de Ensino.

O estudo em questão pretende suscitar possíveis inter-relações entre o ensino do Ultimate Frisbee e a perspectiva de educação emancipatória, de acordo com a epistemologia freiriana. Observando às idiossincrasias as quais compõem o Ultimate Frisbee, a saber: o autoarbitramento; o jogo/esporte misto; e o “Espírito de jogo”, conjecturando possibilidades auspiciosas para problematizações pertinentes ao campo escolar. Trata-se, portanto, de analisar se, ao tematizar o referido saber de natureza esportiva – compreendido enquanto manifestação de jogo, com efeito, uma expressão da cultura corporal de movimento – no interior do componente curricular Educação Física, encontrar-se-á “solo fecundo” para o desenvolvimento das categorias pedagógicas (dialogicidade, conscientização, emancipação, práxis e autonomia) presentes na abordagem de ensino interacionista sociocultural, da qual Paulo Freire é o principal expoente. O objetivo central consiste em cotejar a modalidade supracitada, em razão de suas particularidades estruturais, de modo a aproximar ou impelir as categorias pedagógicas presentes no pensamento freiriano, ao ser tematizado em aulas destinadas ao Ensino Médio, em razão da constituição das juventudes e seus dilemas constitutivos e formativos, malgrado não se restrinja a referida etapa de ensino. Para tanto, empreendeu-se uma revisão sistemática de literatura, a fim de mapear as produções brasileiras sobre a modalidade, de maneira a nutrir (cientificamente) uma proposição pedagógica para o ensino do Ultimate Frisbee. Ao realizar a revisão sistemática a respeito da produção científica nacional relativa ao tema, identificou-se uma inópia de produções a qual indicou à relevância dessa ação investigativa. Então, após perscrutar as idiossincrasias do jogo/esporte, somado aos resultados da literatura científica perquirida e os fundamentos do pensamento freiriano e suas categorias pedagógicas, fomentouse a construção de uma proposição pedagógica para o ensino do Ultimate Frisbee, sendo a mesma dividida em quatro momentos, quais sejam: o Momento Inicial, de acolhida e levantamento do universo de experiências dos/as educandos/as sobre a cultura corporal de movimento; o Momento Investigativo, mapeando a escolha de questões mais significativas emergidas do diálogo com os/as discentes; o Momento Propositivo, no qual são desenvolvidas situações existenciais e aprofundamento das problematizações; e o Momento de Fechamento, cujo propósito alvitra encerrar o ciclo de atividades pedagógicas. Ao longo da proposição, espera-se (assaz) facultar múltiplas aberturas e possibilidades com as quais o processo de ensino-aprendizagem do Ultimate Frisbee possa ensejar e subsidiar o desenvolvimento das categorias pedagógicas postuladas por Freire (1980; 1989; 1992; 2018; 2019a; 2019b; 2019c; 2020). Almeja-se, na prática, subsidiar epistemologicamente o exercício de planejamento, intervenção e avaliação de professores/as em exercício profissional, consequentemente aprimorar a organização e eficácia do trabalho pedagógico, em especial no que diz respeito ao ensino do referido jogo/esporte, sob uma perspectiva de formação emancipatória.

Presidente - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Membro)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Externo à Instituição - ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS - UNESP (Suplente)
Interno - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Suplente)