Banca de DEFESA: EDINEIA GONÇALVES DO NASCIMENTO

DISCENTE: EDINEIA GONÇALVES DO NASCIMENTO
DATA: 30/11/2021
LOCAL: Não presencial

O PIBID DE PEDAGOGIA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS: CONTRIBUIÇÕES PARA RESSIGNIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

Formação Docente, PIBID Pedagogia, Educação Básica.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução

O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência – PIBID de Pedagogia para a ressignificação, organização e planejamento da ação docente no contexto da educação básica. Estudos realizados por Gatti e André (2010) e André (2015) evidenciam a relevância do PIBID como um espaço promotor de aprendizagens e aquisição de conhecimentos profissionais. Corroboram com as ideias de Nóvoa (2009) e Canário (2007) quanto a importância da aprendizagem da docência no contexto profissional e reafirmam a necessária articulação universidade e escola para o aprimoramento da qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem na educação básica. É nesse contexto que se insere essa pesquisa, a qual tem um caráter qualitativo, cujos sujeitos são duas professoras supervisoras atuantes no PIBID de Pedagogia de uma universidade federal do Sul de Minas Gerais, integrantes do Programa. Visando descobrir, conhecer e produzir reflexões primeiramente aconteceu a revisão de literatura, em seguida para estabelecer o perfil profissional e pessoal das participantes foram utilizados como instrumentos de coletas de dados questionário e entrevista. Subsidiando o percurso metodológico contamos com o aporte teórico de Lüdke e André (2008). Os resultados apontam para a contribuições e ampliações das aprendizagens na docência e para a potencialização das inovações nas práticas pedagógicas, com vistas à ressignificação da ação pedagógica e da profissionalidade docente.

Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Externo à Instituição - MARLI AMÉLIA LUCAS DE OLIVEIRA - IFSUDESTE MG (Suplente)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Externo à Instituição - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU (Membro)