Banca de DEFESA: ÍSIS BRITO ALVES

DISCENTE: ÍSIS BRITO ALVES
DATA: 24/02/2022

:   LETRAMENTO DOCENTE: FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE ENSINO

Letramentos. Letramento docente. Formação de professores. Videoanimação. Produto Educacional.

Com vistas a viabilizar uma formação docente mais eficaz e um exercício profissional comprometido com a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem, considera-se ser de extrema relevância uma discussão acerca do papel do professor em sala de aula. A presente pesquisa insere-se no contexto da Linguística Aplicada e tem por objetivo conceituar e discutir questões relativas ao letramento docente e suas contribuições para a formação de professores. Para consecução do objetivo proposto, este trabalho foi organizado em três momentos, que se constituirão em três artigos: a) caracterização da Linguística Aplicada e suas interseções com o letramento docente com o intuito de sistematizar perspectivas para a formação de professores; b) conceituação do letramento docente, buscando demonstrar as contribuições dessa abordagem formativa para um exercício profissional mais articulado aos contextos escolares; c) produção de um produto educacional, materializado sob a forma de uma proposta de uma sequência didática, com vistas a ampliar as habilidades relacionadas ao letramento docente e a utilização de textos multissemióticos em sala de aula. O primeiro artigo se destina a caracterizar a Linguística Aplicada e a discutir as contribuições dessa área dos estudos da linguagem para a formação docente articulada aos letramentos docentes. O segundo artigo apresenta uma caracterização do letramento docente, contendo sinalizações propostas por pesquisadores sobre a ampliação de habilidades relativas à articulação entre teoria e prática, entre reflexão e ação, entre planejamento e execução de atividades didáticas. O terceiro artigo consiste na produção de uma sequência que propõe uma análise de videoanimação, buscando contemplar estratégias metodológicas que poderão contribuir para a ampliação de habilidades relacionadas ao letramento docente para o encaminhamento de práticas de ensino voltadas para o ensino da leitura de textos multissemióticos, formação essa necessária para o contexto hipermidiático atual. Esta pesquisa justifica-se por possibilitar discussões que viabilizam a ampliação dos letramentos docentes, com vistas a contribuir para a atuação do professor de língua portuguesa em sala de aula. Por meio das pesquisas empreendidas, foi possível constatar que, apesar dos letramentos serem um tema recorrente nas pesquisas que permeiam o âmbito do ensino, no que diz respeito ao letramento docente ainda é necessário que as discussões sejam aprofundadas e ampliadas, buscando contribuir significativamente para a atuação do professor em sala de aula. Dessa forma, acredita-se que a pesquisa irá contribuir de maneira significativa para a atuação docente do professor de Língua Portuguesa, seja por meio das discussões teóricas aqui propostas, seja por meio do produto educacional apresentado, uma vez que poderá trazer provocações para novas discussões no campo da Linguística Aplicada, bem como no campo dos processos de ensino e de aprendizagem de língua materna.

Externo à Instituição - ANAIR VALÊNIA MARTINS - UFG (Suplente)
Externo à Instituição - ELIANE VIANEY DE CARVALHO - UNILAVRAS (Membro)
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)