Banca de DEFESA: ANA CAROLINA SAMIA FARIA SOUZA

DISCENTE: ANA CAROLINA SAMIA FARIA SOUZA
DATA: 10/03/2022
LOCAL: Google Meet

A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO

Avaliação.  Alunos com deficiência.  Escola regular. Rendimento escolar.

Os documentos referenciais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e também a Política Nacional na Perspectiva de Educação Inclusiva instituem que todas as crianças com deficiência devem estar matriculadas na escola regular. A frequência destes alunos com deficiência na escola tem levado os responsáveis pelo sistema educacional a elaborarem e criarem estratégias de práticas de ensino e aprendizagem a fim de promover uma educação de qualidade para todos. Considerando esses aspectos, o objetivo desta pesquisa é evidenciar o processo de avaliação dos alunos com deficiência intelectual que estão inseridos na Educação Básica no Ensino Fundamental I das escolas da rede pública municipal de Lavras-MG, tendo como foco de pesquisa quais são os critérios e estratégias que são utilizados no processo de avaliação do rendimento escolar destes alunos pelos professores. Para realizar este estudo, os dados foram coletados por meio de um questionário com questões fechadas acerca da temática apresentada e por entrevistas semiestruturadas. O tratamento dos dados coletados será analisado através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Mediante as respostas obtidas percebe-se uma dificuldade dos professores em avaliar os alunos com deficiência intelectual visto que a maioria não possui uma formação específica na área da educação especial bem como a falta de orientação e de um instrumento avaliativo condizente com o aluno com deficiência intelectual. Com a pesquisa, espera-se contribuir com o processo de avaliação e progressão destes alunos com deficiência no contexto escolar através da elaboração de um Produto Educacional que valorize os estudantes e suas diferenças, apresentando uma proposta de critério e forma de avaliação destes para que assim o contexto escolar possa oferecer oportunidades que permitam a sua participação, aprendizado e progressão escolar.

Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Suplente)
Externo à Instituição - DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS - Unioeste (Membro)