Banca de DEFESA: ANDREOLLE AUGUSTO DOS SANTOS

DISCENTE: ANDREOLLE AUGUSTO DOS SANTOS
DATA: 03/03/2022
LOCAL: google meet

PEDAGOGIA DO FUTEBOL AMERICANO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA NO PIBID/UFLA (2020-2022)

Pedagogia do esporte; Jogo; Educação Física Escolar; PIBID; Formação docente.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Na educação física escolar existe um contexto histórico, no qual há pouca diversificação dos conteúdos abordados. Diante disso, é notável um grande predomínio no ensino de esportes tradicionais nas aulas, sendo eles: futebol, handebol, vôlei e basquete - o que chamamos de "quarteto fantástico". Assim sendo, o objetivo dessa pesquisa será conhecer quais as possíveis contribuições que um curso de extensão sobre Futebol Americano (FA) pode acrescentar na formação crítico-reflexiva dos participantes do PIBID – Educação Física da Universidade Federal de Lavras. Para isso, utilizaremos os conceitos referentes à pedagogia do esporte, que busca planejar, organizar, sistematizar, executar e avaliar os processos de intervenção, ensino e vivência do FA na/da escola. Além disso, esse curso abordará outras questões que atravessam a prática pedagógica, tais como a história, as problematizações étnico-raciais e de gênero, com a finalidade de oferecer possibilidades para se ensinar essa modalidade esportiva na escola. Posteriormente, analisamos de maneira qualitativa os materiais empíricos produzidos no curso com os participantes, que foram obtidos através das atividades escritas, das narrativas e demais observações. Como resultado, pudemos observar uma contribuição positiva na formação dos professores, apresentando o FA, quebrando possíveis preconceitos quanto a sua prática na escola. Dessa forma, permitindo que eles/as possam trabalhar essa modalidade esportiva de maneira significativa em sua prática docente, ampliando seus territórios formativos.

Interno - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Membro)
Externo à Instituição - CAMILA BELTRÃO MEDINA - ANHANGUERA (Suplente)
Presidente - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Suplente)