Banca de DEFESA: KARLA EMANUELLA VELOSO PINTO

DISCENTE: KARLA EMANUELLA VELOSO PINTO
DATA: 08/03/2022
LOCAL: Vídeo conferência pelo google meet

POSSÍVEIS EFEITOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL PROVOCADO PELA PANDEMIA DE COVID-19 NA INTEGRAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: ESTUDO DE CASOS

Covid-19. Ensino Remoto Emergencial. Educação Básica. Estratégias Pedagógicas. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Com a interrupção das aulas e atividades presenciais motivadas pela pandemia de coronavírus (COVID-19) o sistema educacional foi fortemente impactado. Mostrou-se necessário analisar esse fenômeno, buscando compreender as estratégias adotadas pelos sistemas de educação básica investigando o processo de utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em atividades letivas não presenciais. Embora ainda não seja possível mensurar os reais impactos pós pandemia na educação escolar, mostrou-se necessário analisar e descrever o momento atual examinando os possíveis efeitos iniciais gerados para as escolas, atividades pedagógicas e práticas docentes. Este estudo de casos teve por objetivo mapear as estratégias educacionais mediadas por TDIC que foram implementadas na educação básica durante o período de distanciamento social (quarentena), em uma cidade de Minas Gerais, com cerca de 100 mil habitantes. Para a consecução do objetivo proposto, este trabalho foi organizado em três objetivos específicos, que compõem três artigos: a) relato das estratégias adotadas pelos gestores educacionais nos sistemas público e privado para manutenção das atividades letivas durante a pandemia da COVID-19; b) analise a percepção dos professores sobre possíveis efeitos do distanciamento social nas práticas docentes, com foco na apropriação de recursos tecnológicos digitais aplicados às atividades; c) possíveis efeitos relativos à adoção de recursos educacionais digitais a partir das percepções de estudantes, bem como seus possíveis desdobramentos para depois que o distanciamento for superado. Analisar casos e experiências educacionais sob essas circunstâncias contribuiu para a consolidação do conhecimento sobre como os sistemas de ensino da educação básica brasileira agiram e que desdobramentos suas estratégias de enfrentamento geraram. A metodologia adotada para os artigos se orienta pela Teoria Fundamentada em Dados com apoio do Discurso do Sujeito Coletivo para a articulação e análises das narrativas dos participantes. Como resultados destacam-se: a) artigo, já publicado, contemplou, por meio de entrevistas semiestruturadas online, o levantamento das contribuições e dos desafios da implementação do ensino remoto emergencial a partir da visão de 04 gestores de escolas da educação básica; b)  artigo, submetido e aguardando análise para publicação, objetivou compreender possíveis efeitos do distanciamento social causado pela pandemia de COVID-19 nas práticas pedagógicas docentes, identificando possibilidades de uso de atividades remotas mediadas por TDIC, a partir das percepções de 53 professores de escolas públicas e privadas da cidade pesquisada; c) artigo, também submetido e aguardando análise para publicação, analisa as vivências e experiências dos estudantes da educação básica durante a realização das atividades adaptadas para o ensino remoto e os possíveis efeitos na rotina de estudos, prospectando possíveis adaptações desse momento para aplicação no contexto pós distanciamento provocado pela pandemia. A partir das análises e discussões registradas nos artigos, foi possível categorizar elementos de semelhanças e diferenças de estratégias educacionais adotadas e realizado mapeamento dessas estratégias para gerar referenciais em futuras análises de consequências. Tratou-se, portanto, de abordagem sistêmica exploratória de fenômeno educacional inédito, provocado pela pandemia de COVID-19, geradora de teorizações e hipóteses que nortearão novas investigações quando a pandemia for vencida e o retorno às atividades presenciais for possível nas escolas da Educação Básica.

Presidente - RONEI XIMENES MARTINS (Membro)
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Suplente)
Externo à Instituição - JORGELINA TALLEI - UNILA (Membro)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)