Banca de DEFESA: MATHEUS JERÔNIMO HENRIQUES LOPES

DISCENTE: MATHEUS JERÔNIMO HENRIQUES LOPES
DATA: 08/03/2022

FORMAÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES NO ENSINO DE HISTÓRIA

Educação para a cidadania; Ensino de História; Material didático.

A História como disciplina escolar possui um papel fundamental na articulação de saberes inerentes sobre a relação do passado junto ao presente. Fenômeno esse, que conta com recursos como o livro didático, um instrumento que tem como desafio contribuir com a formação do estudante. A questão da formação para a cidadania está presente em nossa Carta Constitucional de 1988, entendida como participação ativa e consciente do indivíduo na sociedade. Considerando os aspectos apresentados, o objetivo dessa pesquisa é analisar como o ensino de História e o livro didático de História contribui para o processo de formação cidadã dos estudantes, observando se é trabalhada a dimensão que a educação tem na construção de uma sociedade igualitária, participativa e com acesso aos mesmo direitos e deveres. A partir disso a problematização da pesquisa é entender de que maneira o ensino de História e a atuação docente desta disciplina têm contribuído para a formação cidadã dos estudantes na educação básica. A pesquisa justifica-se através da importância que a disciplina de História tem para a formação do próprio estudante perante o seu meio, um aparato para compreender-se melhor como sujeito que está em formação da sua própria identidade e que dará sentido ao seu conhecimento de mundo no qual o professor se torna mediador deste processo. Nosso estudo se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como procedimentos para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o uso de entrevistas aos docentes da disciplina de História da rede pública de ensino, que atuam no ensino fundamental da Escola Estadual Mendes de Oliveira, situada na cidade de Congonhal, estado de Minas Gerais. Os resultados da pesquisa apontaram que o papel do professor é cada vez mais fundamental no processo de ensino aprendizado, considerando a contribuição para formação cidadã dos estudantes, além disso foi perceptível que as políticas públicas que se materializam em documentos reguladores e materiais didáticos não cumprem total precisão no apoio docente. Em decorrência dos resultados da pesquisa foi proposto como produto educacional um curso integrando uma dinâmica no processo da construção de conhecimentos e mecanismos capazes de desenvolver a formação profissional e pessoal do docente.

Externo à Instituição - ANDRELIZA CRISTINA DE SOUSA - UFMS (Suplente)
Externo à Instituição - MARIA ELIZA NOGUEIRA OLIVEIRA - UNIFAL (Membro)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Suplente)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)