Banca de DEFESA: LENICE APARECIDA DE CARVALHO PEDROSO

DISCENTE: LENICE APARECIDA DE CARVALHO PEDROSO
DATA: 23/03/2022
LOCAL: Google Meet

EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA (2010 – 2020)

Evasão escolar. Ensino médio técnico profissionalizante. Ensino médio técnico concomitante. Ensino técnico subsequente.

O fenômeno da evasão escolar vem sendo enfrentado por várias instituições de ensino ao longo do tempo, tanto na educação básica quanto na educação superior. Dada a sua complexidade, a evasão escolar pode ser entendida como uma postura do aluno que decide abandonar o curso em que se encontra matriculado deixando de frequentar as aulas, pela reprovação do aluno causando desmotivação para continuar os estudos, pela exclusão do estudante do sistema de ensino e pelo fracasso escolar que são vinculados às classes sociais mais populares. Estudiosos pontuam não ser uma tarefa fácil identificar e classificar a evasão escolar, dada à indeterminação de seu conceito, as metodologias usadas para seu estudo e a ausência de um conceito definitivo e abrangente para o fenômeno. No entanto, a evasão escolar é um problema sério e presente no cenário da educação. De acordo com a PNP, em 2018 a taxa de evasão foi de 22,4% para os cursos técnicos em geral e de 9,3% para o Ensino Médio. Sendo assim, este estudo se justifica pelo fato da evasão escolar ser considerada um problema grave que afeta as escolas de ensino médio profissionalizante e também a vida de muitos estudantes que interrompem seus estudos seja por motivos individuais, institucionais ou sociais.  Nesse sentido, a pesquisa traz como objetivo principal, analisar o fenômeno da evasão escolar no ensino médio técnico profissionalizante concomitante e subsequente e apontar quais são as principais causas dessa evasão. Como objetivos específicos, a pesquisa visa mapear a produção do conhecimento sobre a evasão escolar no ensino técnico profissionalizante publicado em diferentes fontes, como artigos científicos, teses e dissertações; apontar algumas formas de prevenção e combate à evasão e propor uma discussão sobre o tema em oficinas ou semanas de formação continuada junto à comunidade acadêmica sobre os problemas que causam a evasão escolar. A metodologia adotada na pesquisa possui caráter bibliográfico, de abordagem qualitativa e com objetivo exploratório que foi desenvolvida em duas etapas: na primeira etapa foi elaborado o Referencial Teórico para embasamento da pesquisa e na segunda etapa foi realizada uma Revisão Bibliográfica. Os resultados da pesquisa mostram que os fatores causadores da evasão escolar são principalmente a dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos, a dificuldade de aprender, as disciplinas difíceis, a não identificação com os cursos técnicos, os problemas familiares, a distância da escola e as dificuldades para pagar o transporte, os problemas de relacionamento com os professores, a opção por um curso superior, a gravidez e a paternidade precoces ou a constituição de família. Com base nos resultados do estudo foi proposto como Produto Educacional uma discussão sobre o tema pesquisado por meio de oficinas ou semanas de formação que serão ofertadas para toda a comunidade acadêmica da qual faço parte com o intuito de refletir sobre as causas da evasão escolar e sobre algumas formas de prevenção.

Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Externo à Instituição - MARIA ELIZA NOGUEIRA OLIVEIRA - UNIFAL (Membro)
Interno - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)
Externo à Instituição - ELISMARA ZAIAS KAILER - UEPG (Suplente)