Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYARA RODRIGUES DE ALMEIDA

Pensamento Computacional; Educação Básica; BNCC; Currículo; Netnografia

SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

O presente estudo tem por objetivo investigar como o ensino do Pensamento Computacional pode ser inserido no currículo da Educação Básica de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O assunto em questão foi escolhido devido ao alto índice de consumo de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TIC) por crianças e adolescentes na atualidade. Este trabalho é de caráter qualitativo, compondo-se de uma pesquisa netnográfica, fazendo uso da revisão bibliográfica e do diário de pesquisa como ferramentas metodológicas, a fim de articular os estudos existentes sobre o assunto aos resultados encontrados. A partir dos dados levantados, produziremos uma análise buscando resposta para a questão norteadora dessa pesquisa. A primeira etapa do estudo se concentra no aprofundamento da literatura apropriada; a segunda inclui a coleta de dados por meio de uma análise netnográfica dos sites e mídias sociais de 5 instituições que oferecem esse ensino para alunos do Ensino Fundamental e Médio. A expectativa é que esta pesquisa aponte se de fato o ensino do Pensamento Computacional é relevante para Educação Básica na atualidade, bem como tal conhecimento pode ser inserido nos currículos escolares do Brasil, tendo como a referência a BNCC.

Externo à Instituição - BREYNNER RICARDO DE OLIVEIRA - UFOP (Suplente)
Externo à Instituição - ROZELMA SOARES DE FRANÇA - UFRPE (Membro)
Externo ao Programa - ESTELA APARECIDA OLIVEIRA VIEIRA - DED/FAELCH (Membro)
Interno - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Suplente)