Banca de DEFESA: VALÉRIA APARECIDA COSTA SOUSA

DISCENTE: VALÉRIA APARECIDA COSTA SOUSA
DATA: 27/04/2022
LOCAL: Sala Virtual

A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DOCENTE EM QUESTÃO

Brincadeiras de faz de conta. Educação Infantil. Formação docente. Desenvolvimento humano integral.

As brincadeiras estão diretamente ligadas à infância e contribuem para o desenvolvimento integral da criança. Durante a Educação Infantil, a criança tem oportunidade de explorar e construir artefatos, além de usá-los em contextos de brincadeiras de faz de conta. No ambiente escolar, muitas dessas oportunidades são pedagogicamente estruturadas para estimular mudanças no conhecimento da criança. Portanto, considera-se a brincadeira como um recurso pedagógico extremamente eficaz para a Educação Infantil. Sendo assim, nosso objetivo foi o de conhecer a perspectiva docente quanto ao papel das brincadeiras de faz de conta no contexto da Educação Infantil. Nossa pesquisa foi realizada com 7 professoras da rede municipal de Educação Infantil de Lavras - MG. Essas professoras foram entrevistadas a partir de um roteiro semiestruturado via Google Meet ou por chamada de vídeo do WhatsApp.
As narrativas docentes foram tratadas por meio da técnica de análise textual discursiva e entrecruzadas, a fim de compreendermos melhor o papel do brincar de faz de conta na Educação Infantil. Os dados obtidos permitiram compreender melhor algumas necessidades existentes dentro das escolas em relação ao brincar. Também, foi possível constatar a necessidade de uma formação docente voltada para a prática, que poderia culminar em professores mais seguros quanto a sua atuação e um ensino mais qualificado para as crianças.

Presidente - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Membro)
Externo à Instituição - CLEVERTON JOSÉ FARIAS DE SOUZA - UFAM (Suplente)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Suplente)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Membro)