Banca de DEFESA: RODRIGO SOUZA GUIMARÃES

DISCENTE: RODRIGO SOUZA GUIMARÃES
DATA: 08/03/2022
LOCAL: Google meet

ENSAIO PEDAGÓGICO RELATIVO AO ENSINO DE LUTAS/ARTES MARCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA WALLONIANA

Lutas/Artes Marciais na Educação Física. Henri Wallon. Pedagogia das Lutas/Artes Marciais. Educação Infantil.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Compreende-se o francês Henri Wallon como àquele que contribui em diversos aspectos relacionados a Educação a partir da gênese de sua teoria sobre desenvolvimento infantil, que auxilia modelos pedagógicos nas mais diversas esferas do conhecimento. Visto isso, o trabalho em tela tem como grande subárea a Educação Física, mais especificamente abrange um universo ainda bastante complexo e incipiente no ambiente escolar, ou seja, o ensino de Lutas/Artes Marciais na educação infantil. Essa pauta, por si só, já traz uma carga de estranheza no dia a dia escolar, quando direcionada às crianças essa característica carrega algumas representações tanto de professores de Educação Física, como de pedagogos em geral. Com este imbróglio instaurado, buscamos como pergunta de pesquisa investigar na teoria Walloniana, quais suas possíveis contribuições ao ensino de Lutas/Artes Marciais para crianças pequenas, alocadas na Educação Infantil. O desenrolar da pesquisa se deu por meio de uma proposta de metodologia baseada na realização de um levantamento bibliográfico acerca de alguns campos de estudo que se relacionam no sentido de responder ao problema de pesquisa. Nesse sentido, também entrelaçamos seções com os temas relacionados à Educação Física, Lutas/Artes Marciais, Pedagogia das Lutas/Artes Marciais, Pedagogia do Jogo e a Teoria psicogenética de Henri Wallon, a fim de dar vida a uma proposta didática. Proposta essa que teve suas raízes sob o escrutínio das mencionadas perspectivas, propondo novas análises que possam extrapolar o campo das ideias, tomando forma em direção ao ‘produto’ de pesquisa, que atende as exigências do mestrado profissional em Educação. Para compor o trabalho, ofereceremos ao final um curso de formação de professores envolvendo a licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Lavras – MG.

Presidente - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Membro)
Interno - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Suplente)
Externo à Instituição - VIVIAN MARINA REDI PONTIN - UNICAMP (Suplente)