Banca de DEFESA: ISABEL CRISTINA DORNELAS DA COSTA

DISCENTE: ISABEL CRISTINA DORNELAS DA COSTA
DATA: 30/05/2022
LOCAL: meet

A DOCÊNCIA E O ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES DE 2015 A 2020

Educação Infantil, Ensino, Teoria Histórico-Cultural

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Este trabalho é resultado de uma pesquisa de natureza bibliográfica exploratório - explicativa e teve como objetivo investigar o que a literatura sinaliza sobre a docência e o ensinar na Educação Infantil. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional Docente, práticas pedagógicas e inovações e está vinculada ao grupo de pesquisa do CNPq intitulado: Grupo de Pesquisa sobre formação docente e práticas pedagógicas (FORPEDI).  Justifica-se a relevância do estudo, pois a pesquisa permitiu explicitar especificidades da docência e possibilidades de organização do ensino na Educação Infantil, à luz da Teoria Histórico-Cultural, com base nas práticas pedagógicas descritas em teses e dissertações produzidas no período de 2015 a 2020. A realização da pesquisa ampara-se nos estudos da Teoria Histórico-Cultural, valendo-se de contribuições de autores brasileiros contemporâneos que colaboram com o tema desta instigação, são eles: Alessandra Arce (2013; 2006, 2020);  Juliana Pasqualine (2010, 2015), Sonia Kramer (2005, 2009), Ana Beatriz Cerizara (2004), Mônica Appezzato Pinazza (2005, 2014) entre outros, que desenvolvem seus estudos sobre as especificidades da docência nesta etapa, como Julia Oliveira-Formosinho (2002). Ao questionar as especificidades da docência e o ensinar na etapa da Educação Infantil, busca-se identificar os saberes e fazeres necessários ao professor para atuar nesta etapa. O problema de pesquisa originou-se a partir de inquietações da pesquisadora ao refletir sobre suas próprias experiências profissionais enquanto professora, articulando-se, posteriormente, a sua formação. A investigação buscou trabalhos nos quais o ensino na Educação Infantil, é fundamentado nas bases teórico-metodológicas da Teoria Histórico-Cultural, e nos quais encontramos evidências do exercício da docência direcionado a prática pedagógica intencional e sistematizada as quais promovam aprendizagem e desenvolvimento das crianças. A coleta e seleção do material ocorreu na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) resultou em treze dissertações e teses que descreveram ou analisaram práticas de ensino concretas no cotidiano da Educação Infantil. Assim,  sistematizamos as análises em três categorias:  (1) princípios da docência: no qual evidenciamos as pesquisas que analisaram práticas de ensino que discutiram o papel da docência; (2) consequências da experiência e das subjetividades – trabalhos que apontam evidências  da trajetória pessoal e profissional que constituem a docência e tem desdobramentos nas práticas de ensino e (3) saberes e fazeres na Educação Infantil – trabalhos evidenciam os saberes e fazeres que são mobilizados pelos professores ao ensinar crianças na etapa da Educação Infantil. A investigação realizada nos permite afirmar que é possível pensarmos em práticas de ensino na Educação Infantil e na docência comprometida com as especificidades da criança e que esta, deve constituir um roteiro intencional para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas e contextualizadas. Concluímos, ainda, que a docência com crianças pequenas deve estar alicerçada em uma teoria que subsidie a prática para superação da docência como simples dom. O Produto Educacional “Travessia Pedagógica”, construído a partir dessa investigação, amplia e exemplifica a atuação pedagógica da docência na Educação Infantil e propicia o reconhecimento de diferentes tempos e espaços formativos disponíveis na Web.

Interno - RONEI XIMENES MARTINS (Suplente)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Externo à Instituição - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU (Suplente)
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)