Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIELLE DO CARMO FERREIRA SILVA

LOCAL: Sala 44 DEL/DCH

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE APOIO PARA O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Formação docente. Educação Especial. Estratégias de ensino

A presente pesquisa versa sobre a formação do professor de apoio para o uso das tecnologias assistivas e encontra-se embasada teoricamente nos estudos de Mantoan (2006); Brizolla (2019) e Carvalho (2001). O objetivo principal é compreender as estratégias que os professores de apoio desenvolvem para auxiliarem o processo de aprendizagem de seus alunos em disciplinas que não são de seu domínio de contextos de ensino e os objetivos específicos são: 1) descrever o processo formativo do professor de apoio; 2) apontar características do trabalho realizado pelo professor de apoio e 3) identificar se os professores de apoio utilizam tecnologias assistivas e se usam quais são elas. Para alcançar os objetivos foi aplicado um questionário aos profissionais da área, sobre as estratégias utilizadas pelos professores dentro da sala de aula, com colaboração (ou não) entre docentes. Este levantamento ocorreu em escolas públicas e estaduais das cidades de Ingaí/MG, Lavras/MG e Luminárias/MG, especificamente com professores de apoio. Para a análise foram utilizados métodos de abordagens quantitativas e qualitativa. Espera-se com esse trabalho investigativo colaborar com o processo de formação dos professores de apoio.

Externo à Instituição - Vicente Aguimar Parreiras - CEFET/MG (Membro)
Presidente - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Suplente)
Externo ao Programa - MARCIA FONSECA DE AMORIM - DCH/FAELCH (Suplente)