Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLA GUALBERTO NEVES

DISCENTE: DANIELLA GUALBERTO NEVES
DATA: 27/07/2022
LOCAL: Sala Departamento de Educação (DED)

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO: DESAFIOS E IMPLICAÇÕES DESTE PROCESSO SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO SUL DE MINAS

Avaliação da aprendizagem; Ensino Remoto Emergencial; Ensino Fundamental; Práticas Pedagógicas; Inovações.

A avaliação da aprendizagem no âmbito da educação, um processo de extrema importância, se tornou alvo de preocupações desde o fechamento das escolas em março de 2020. A interrupção imediata das aulas presenciais ocorreu, pois em fevereiro daquele mesmo ano a mídia divulgou que o Brasil apresentava os primeiros casos da doença COVID-19, pandemia gerada pelo novo coronavírus que já assolava vários países. Desde então, o Ensino Remoto Emergencial (ERE), foi implantado temporariamente como uma estratégia educacional que possibilitasse manter as atividades de ensino. Frente à esta questão e diante dos desafios que surgiram no contexto escolar durante a pandemia, principalmente em relação às formas de avaliação da aprendizagem, faz-se necessário fomentar uma reflexão sobre como esse procedimento foi realizado. Assim, esta pesquisa tem como objetivos identificar e compreender quais foram os desafios de avaliar a aprendizagem vividos pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de ensino remoto emergencial em uma escola municipal da rede pública do sul de minas. Propõe-se como metodologia a pesquisa qualitativa como ferramenta de investigação desenvolvida por meio de um estudo de caso, sendo os resultados obtidos na coleta de dados, submetidos à Análise de Conteúdo. A justificativa para a realização deste estudo se dá pela necessidade de promover reflexões aos professores sobre a avaliação da aprendizagem e sua importância no processo educativo; por incentivá-los a buscar sempre a qualificação profissional docente favorecendo a construção de conhecimentos e possibilitando  escolhas pertinentes quanto aos procedimentos e instrumentos avaliativos que serão aplicados; por contribuir com a instituição escolar do município sendo a única que oferece o ensino fundamental, de modo que esta contribuição se dará através da proposta de um produto educacional resultante desta pesquisa, desenvolvido com o intuito de melhorar a prática profissional dos docentes que atuam no campo de investigação; e por colaborar com a literatura visto que, após realizar buscas em bases de dados, poucos trabalhos foram encontrados com a temática da avaliação da aprendizagem no ensino remoto com recorte de 2020 e 2021, principalmente no ensino fundamental. Por fim, considerando o ERE, é fundamental compreender como o processo de avaliação da aprendizagem ocorreu para que se possa pensar em novos meios de ressignificar algumas práticas no contexto educacional e assim ofertar um ensino presencial de qualidade. Deste modo, pensando na melhoria do sistema educativo, propôs-se nesta pesquisa enquanto produto educacional, sendo este um requisito dos programas de mestrado profissional, um curso de formação continuada sobre o processo de avaliação da aprendizagem para os professores da instituição onde será realizado o estudo, a fim de contribuir com a qualificação do trabalho docente.

Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - ELISMARA ZAIAS KAILER - UEPG (Membro)
Externo à Instituição - ANDRELIZA CRISTINA DE SOUSA - UFMS (Suplente)