Banca de DEFESA: EDUARDA SILVA VIVAS

DISCENTE: EDUARDA SILVA VIVAS
DATA: 27/06/2022
LOCAL: online

SEM QUADRA, SEM PÁTIO, E AGORA SEM ESPAÇO COMUM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLETINDO SOBRE UMA PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE

Pesquisa Autobiográfica, Ensino Remoto Emergencial, Educação Física Escolar

Esta pesquisa narrativa autobiográfica possui como anseio não omitir sentimentos que envolveram as experiências pessoais e profissionais da trajetória da pesquisadora até o momento presente, que fora permeada por grandes desafios relatados ao longo desta investigação. Esta narrativa inicialmente, apresenta uma sequência temporal com fragmentos da história de vida da investigadora, logo compartilha-se diversas experiências pessoais relevantes integradas com elementos que levaram à escolha profissional – de professora de Educação Física –. Desse modo, relata-se o encantamento pelo universo escolar, a admiração pela professora e pelas aulas de Educação Física, acrescentado de um acompanhamento familiar atento e amoroso. Na história de vida referente a formação profissional foi pontuada a participação no PIBID, o ingresso na escola e as experiências frustrantes que desencadearam inquietações acerca da decisão profissional. Sendo assim, o trabalho procura relatar a situação de uma professora a procura de maior desenvolvimento profissional e pessoal, além dos desdobramentos advindos da pandemia mundial no exercício cotidiano da docência em aulas de Educação Física escolar e, possíveis recursos para facilitar a aprendizagem dos educandos nesta situação abrupta, atípica e delicada em distintos níveis da esfera da vida humana. Por fim, tornou-se evidente por tudo elucidado que afetos foram produzidos por esta jornada narrativa, que pautou-se na formação humana, um processo um tanto incômodo, porém necessário de alargamento da perspectiva do mundo como mutável, imprevisível e caótico.

Externo à Instituição - CAMILA SANDIM DE CASTRO - ND (Suplente)
Externo à Instituição - CLAUDIO MARCIO OLIVEIRA - UFMG (Membro)
Interno - LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES (Membro)
Presidente - MARCIO NORBERTO FARIAS (Membro)