Banca de DEFESA: KAREN RAÍSSA NUNES

DATA: 22/06/2022
LOCAL: Ded

POR OUTRO CHÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA

Formação docente. Técnica Klauss Vianna. Teoria Crítica. Experiência.

SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação

Este estudo emerge da necessidade da pesquisadora em explicitar seus incômodos frente ao âmbito formativo docente, os quais foram se constituindo historicamente com começo em na infância até a chegada ao Mestrado Profissional em Educação: Formação de professores, onde se deparou com discussões em defesa do chão da escola. Em consonância com seus interesses, no interior do mestrado surge o convite para investigar um novo universo: tratava-se do estudo da Técnica Klauss Vianna (TKV) e da Educação Somática. De modo articulado ao estudo da TKV, entra-se também em contato com os referenciais da Teoria Crítica da Sociedade, através de conceitos filosóficos, os quais ampliam a compreensão dos artifícios utilizados pela sociedade neoliberal e da forma coisificada que a técnica tem assumido nos tempos atuais. Pensando dessa forma, constrói-se a tese ao longo desta pesquisa de que, na contemporaneidade, a formação docente também se encontra coisificada, modelando-se ao espírito generalizado da mercadoria, onde se toma a técnica enquanto próprio fim e o ser humano enquanto meio. Tal tendência é investigada pelo filósofo Theodor W. Adorno na cultura enquanto semiformação (2006). Assim, tendo como base o pensamento adorniano de semiformação para o terreno educacional – apontado mais especificamente nesta pesquisa do interior do Mestrado Profissional em Educação -, isto significa dizer que, há uma ênfase exagerada sobre a técnica, donde se averigua e requer-se a produção enlouquecida de materiais científicos, e também o direcionamento para a realização de “cursos atualizadores”, além do excesso de estímulos a que os indivíduos acabam por se submeter através da relação com diferentes aparatos tecnológicos - agravada no ensino remoto pela situação pandêmica – alterando-se a subjetividade. Como manifestação dos processos semiformativos, isto corrobora para a dessensibilização sensorial. Com tudo isso no horizonte, para inspirar o âmbito formativo docente, este trabalho busca recuperar um sentido de técnica (mantido vivo ainda hoje pela tradição da Escola Vianna, graças aos seus disseminadores e disseminadoras), concebido no entrecruzamento dos territórios do Teatro e da Dança e inaugurado com base nas investigações do bailarino, coreógrafo e preparador corporal Klauss Vianna. Desta sorte, a pesquisa aqui empreendida por meio da experimentação da TKV no corpo da própria pesquisadora-professora e pela narração, enfatiza que o corpo e sua expressividade não são meros materiais para operacionalizar uma técnica, tampouco um modelo de educação, mas, a técnica, ao ser apreendida como algo de natureza processual é antes um meio para potencializar os movimentos corporais, o reconhecimento de seus sentidos, capacidades imaginativas e reflexivas, entendimentos estes caros para a formação de professores e professoras enquanto Bildung.

Externo à Instituição - ANA CARLA DIAS CARVALHO - UFCAT (Suplente)
Interno - JACQUELINE MAGALHAES ALVES (Suplente)
Externo à Instituição - JUSSARA CORRÊA MILLER - UNICAMP (Membro)
Presidente - LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES (Membro)