Banca de DEFESA: ROSANA FERREIRA

DISCENTE: ROSANA FERREIRA
DATA: 29/06/2022
LOCAL: Ambiente Virtual

ESTUDO SOBRE A AQUISIÇÃO DA LEITURA  EM CRIANÇAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

Experiências exitosas. Leitura. Letramento. Formação de professores.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A aquisição da leitura e escrita representam marcos  desenvolvimentistas para as crianças e fundamentam o progresso na educação básica. A escola, por meio da intervenção das alfabetizadoras, é a instituição responsável por estimular essa mudança nas crianças. Intencionando a melhoria do processo ensino aprendizagem nas ecolas por meio de novas e boas práticas, investigamos as experiências exitosas no processo de aquisição da leitura  por crianças, de forma retrospectiva, realizadas por professoras alfabetizadoras. Esse estudo foi conduzido com relatos de experiências exitosas, numa abordagem qualitativa, pela qual foram convidadas professoras alfabetizadoras egressas do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional da Universidade Federal de Lavras.  Tais relatos de experiências exitosas foram solicitados as convidadas por WHATSAPP e a identidade de cada professora foi mantida em sigilo. Solicitamos as professoras que apontem, qual foi a experiência, qual foi o comportamento dos/as estudantes durante a aprendizagem, quais foram os métodos de ensino adotados e quais foram  dificuldades e facilidades apresentadas pelos/as alfabetizandos/as.  Os resultados foram examinados à luz de teorias de aprendizagem, letramento e alfabetização, além de teorias sobre a formação de professores e prática docente. Também apresentamos o documento Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de Língua Portuguêsa no sentido de perceber se as práticas contemplam as orientações propostas.  Mediante as condições socioculturais do contexto brasileiro, destaca-se a importância desse estudo, já que a alfabetização deve ser utilizada como importante ferramenta de emancipação e promoção do desenvolvimento de estudantes.

Presidente - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Membro)
Interno - CLAUDIO LUCIO MENDES (Suplente)
Externo à Instituição - CLEVERTON JOSÉ FARIAS DE SOUZA - UFAM (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)