Banca de DEFESA: VALDERLICE ROSA DE SOUZA

DATA: 23/06/2022
LOCAL: Google Meet

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A REORIENTAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Avaliação da Aprendizagem; Apropriação de resultados; Prática Pedagógica.

A pesquisa pretende analisar como os professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio se relacionam com os resultados das avaliações da aprendizagem dos seus alunos. O problema que impulsionou a pesquisa foi: como os resultados da avaliação da aprendizagem são apropriados ou não pelos docentes para a reorientação das suas práticas pedagógicas?  Essa pesquisa se justifica pelo fato que, pela observação do cotidiano escolar, a avaliação ainda parece ser vista como final de processo da prática pedagógica, servindo meramente para classificar os que estão “aptos” e os “não aptos”. O referencial teórico fundamenta-se nos estudos de Cipriano Carlos Luckesi, Jussara Hoffmann, Celso Vasconcellos, Lea Depresbiteris, Sandra Zakia Sousa, Domingos Fernandes, Suzana dos Santos Gomes, entre outros. Para o desenvolvimento desta pesquisa adotou-se uma proposta de abordagem qualitativa numa pesquisa de campo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com revisão sistêmica na literatura das áreas pertinentes, buscando-se responder a questões relacionadas aos tipos de avaliações que são “aplicadas” nas escolas atualmente e como os resultados dessas avaliações são registrados e apropriados ou não pelos professores. Os participantes são professores de duas escolas estaduais do município de Pouso Alegre. Os dados foram coletados por meio um questionário que buscou informações sobre as práticas avaliativas adotadas pelos professores, os resultados dessas avaliações e as estratégias adotadas ou não pós análise desses resultados. Outro instrumento de coleta de dados foi uma roda de conversa que além de ser um instrumento de pesquisa foi um produto do mestrado profissional, pois proporcionou formação aos professores, que em contato com seus pares e com a mediadora da Roda, tiveram oportunidade de construir e desconstruir conhecimentos sobre a temática Avaliação. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, numa perspectiva sistemática, comparando as informações levantadas à luz do referencial teórico adotado na pesquisa. Através da análise dos dados coletados constatamos que nem sempre os resultados da avaliação da aprendizagem são apropriados pelos docentes para a reorientação de suas práticas pedagógicas, muitas vezes são usados para questões burocráticas, para classificar os aprovados e reprovados e algumas vezes servem de base para uma intervenção pedagógica. Percebemos, porém, que é possível sim que o professor oriente ou reoriente sua prática utilizando os resultados das avaliações escolares, mas para que isso se concretize é preciso se investir em formação continuada, é preciso romper com algumas situações impostas pelos Sistemas de Ensino e lógico é preciso um compromisso profissional com a aprendizagem dos alunos.

Externo à Instituição - SUZANA DOS SANTOS GOMES - UFMG (Membro)
Presidente - REGILSON MACIEL BORGES - UFLA (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - MARY ÂNGELA TEIXEIRA BRANDALISE - UEPG (Suplente)