Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIELE VITA DA SILVA TAVARES

DISCENTE: JOSIELE VITA DA SILVA TAVARES
DATA: 28/07/2022
LOCAL: vídeo conferência

LEITURA LITERÁRIA EM AMBIENTES DIGITAIS: ENTRE A FORMAÇÃO E A MEDIAÇÃO DOCENTE DE PRÁTICAS INOVADORAS

: Leitura Literária. Letramento Literário. Recursos digitais. Formação de professores.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A literatura está aderindo aos novos formatos e suportes das tecnologias, as quais dão novas possibilidades à prática docente para promoção do letramento literário. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o que os docentes apontam como benefícios e como desafios em relação à utilização de recursos tecnológicos na prática pedagógica para promover o letramento literário na escola. Para isso, pretende-se (i) descrever os diferentes recursos digitais que são utilizados para a mediação da leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental; (ii) investigar a percepção dos docentes em relação aos desafios sobre os usos dos diferentes recursos digitais para a leitura literária; (iii) investigar quais os benefícios da utilização dos recursos digitais para a mediação da leitura literária, seja no ensino remoto como também  presencialmente, de maneira que assegure ou garantem condições para o letramento literário; (iiii) construir um caderno orientador direcionado aos professores no intuito de apresentar recursos digitais como também literaturas regionais, de modo que o auxiliem na mediação da leitura literária no espaço educacional. O embasamento teórico metodológico da pesquisa se fundamenta nos estudos Cosson (2020, 2021), Paulino (2010), Colomer (2007), Goulart (2020, 2021) sobre letramento literário e leitura literária para crianças; nos estudos de Araújo (2019), Kirchof (2016) Corrêa (2020, 2021) Ribeiro (2020) Chartier (2002), sobre leitura em ambiente digital; Tardif (2012) e Nóvoa (2017), sobre formação de professores. Essa pesquisa assume-se como pesquisa de campo a partir da aplicação de questionário com seis professoras sobre os recursos digitais no trabalho pedagógico com a leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental. Pretende-se o uso das abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como suporte para análise de dados e tratamento, os estudos de Bardin (2016). Espera-se por meio da pesquisa colaborar no trabalho de letramento literário nas escolas e, consequentemente, o letramento digital de professores para que desenvolvam habilidades necessárias para atuarem utilizando os recursos digitais em suas práticas de ensino.

Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Suplente)
Externo à Instituição - JULIANNA SILVA GLÓRIA - UFMG (Membro)
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Externo à Instituição - HÉRCULES TOLÊDO CORRÊA - UFOP (Suplente)