Banca de QUALIFICAÇÃO: ESTELA CRISTIANE BATISTA SILVA MACHADO

DISCENTE: ESTELA CRISTIANE BATISTA SILVA MACHADO
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE)

PEDAGOGIA DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Pedagogia de Projetos. Anos Iniciais do Ensino fundamental. Prática docente. Formação de professores.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A prática da Pedagogia de Projetos no contexto escolar tem-se apresentado como alternativa de proposta didática que contribui para mudança e melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Ao propô-la, considera-se seu caráter interdisciplinar, transversal, possibilidade de protagonismo do e da estudante na construção da aprendizagem, assim como a autoria e a autonomia do e da docente na mediação do processo. No entanto, ainda se percebem presentes no cotidiano escolar práticas pedagógicas fragmentadas, ensino de memorização e reprodução do conhecimento; percebe-se também a utilização da prática de projetos de forma simplista ou reducionista, considerando apenas seus aspectos pragmáticos e desconsiderando a importância do ensino para compreensão. Neste sentido, este estudo objetiva identificar e analisar os principais desafios e potencialidades da Pedagogia de Projetos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sinalizados em teses e dissertações no período de 2000 a 2020. O aporte teórico é sustentado por Araújo (2008), Barbosa e Horn (2008), Behrens (2008), Hernández (1998), Hernández e Ventura (2017), Nogueira (2009) dentre outros. Metodologicamente, o estudo se caracteriza por uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica e pela análise e interpretação de conteúdos com base nos estudos de Bardin (1977). As fontes se constituíram a partir das produções acadêmicas levantadas nos Catálogos de Teses e Dissertações da CAPES e da BDTD. Como resultados preliminares, depreende-se que as diversas áreas do conhecimento vêm sendo contempladas nas discussões da prática de projetos, bem como os temas transversais e a utilização de mídias e tecnologias como dinamizadores das ações, sinalizando autonomia discente e protagonismo docente. Pretende-se que este estudo possa contribuir com o resgate da discussão sobre as práticas pedagógicas por projetos no cotidiano escolar, como sugestão e ou alternativa para o processo de ensino-aprendizagem, enfatizando seu caráter promissor, a partir de uma visão integrada, plural e significativa do conhecimento. Para tanto, como produto educacional desta pesquisa de Mestrado Profissional se propõe um documento orientador para implementação da Pedagogia de Projetos nos anos iniciais do Ensino Fundamental que se constitua em um referencial para prática de projetos no cotidiano escolar.

Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - NONATO ASSIS MIRANDA - USCS (Membro)
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA - CEFET/MG (Suplente)