Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRELLA PAGOTTO VEIGA

DISCENTE: MIRELLA PAGOTTO VEIGA
DATA: 28/07/2022
LOCAL: Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE)

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS MINEIRAS

Avaliação de Currículo. Ensino da Avaliação. Formação de Professores

SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

A avaliação é uma atividade inerente à prática docente e está associada à ação pedagógica em todos os níveis e modalidades de ensino. Da Educação Infantil à Educação Superior, a avaliação é incumbida de acompanhar o trabalho dos professores, assim como a vida dos estudantes. Para realizar o trabalho do professor, estariam eles sendo preparados nos cursos de formação inicial para o desenvolvimento dessa atividade? Problematizar essa temática se justifica, pois, a todos instante o professor avalia seja por meio da observação, da aplicação de instrumentos, da análise do cotidiano, das situações vivenciadas na sala de aula onde ocorre processos de avaliação, de modo mais formal e estruturado ou de maneira mais informal. Propondo como objetivo geral identificar e analisar o lugar que a competência específica de avaliador ocupa na formação inicial dos professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, a pesquisa se desenvolveu a partir da análise documental e bibliográfica sobre o tema para identificar e analisar nos documentos oficiais e na legislação vigente quais são os aspectos fundamentais da formação docente, assim como os projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia de dez Universidades Federais de Minas Gerais que possuem cursos de licenciatura em Pedagogia presenciais. Categorizando e organizando as informações para sistematizar os dados ficaram estabelecidas algumas categorias para análise: descrição da avaliação nos Projetos Políticos Pedagógicos, oferta das disciplinas de: gestão, metodologia, didática e avaliação, elementos que constituem essas disciplinas relacionados com avaliação.

Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - NONATO ASSIS MIRANDA - USCS (Membro)
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA - CEFET/MG (Suplente)