Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANGELA ADRIANA DO AMARAL MEMENTO

LOCAL: On line- Google meet

WATTPAD: FERRAMENTA DE INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA

Wattpad; Tecnologias digitais; Formação de professores

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) estão gradativamente presentes no dia-a-dia das pessoas, com o advento da internet, atividades relacionadas ao campo do trabalho, ao campo pessoal  e inter-pessoal estão sendo realizadas  com auxílio de ferramentas tecnológicas. Há uma diversidade de recursos tecnológicos que contribuem para relização de tarefas para o trabalho. Entre eles estão:  envio de mensagens e interação, usando E-mail, Whatssap, Facebook, Instagram entre outras redes sociais virtuais, acessos aos aplicativos para realizar uma transferência bancária, uma compra, uma tarefa do trabalho. Além disso, usar plataformas de estudo para formação continuada e assim por diante. No campo pessoal e interpessoal pode-se utilizar das mesmas ferramentas digitais para compartilhamentos de informações, conhecimentos, interação em redes virtuais, contudo  com objetivos diferentes. Faz-se necessária, neste contexto, a implementação  de políticas públicas que visem a formação do professor em processo para construir habilidade leitora, criativa, crítica, autônoma, protagonista diante das tecnologias digitais. Nesta perspectiva, tendo como ponto de partida a formação no Mestrado Profissional, este trabalho justifica-se como proposta norteadora para contribuir com a formação docente. Sabendo-se  que o uso das tecnologias digitais está presente em práticas sociais vivenciadas por alunos e professores como  usar as tecnologias digitais no ambiente escolar como prática de leitura e escrita ?  A contar desse questionamento delimitamos o problema que norteia o presente trabalho : Quais as potencialidades do Wattpad para o trabalho com a formação de leitores e escritores no ensino médio? Esta pesquisa apresenta como objetivo geral: compreender as potencialidades do  Wattpad  como recurso para o trabalho com as  práticas de leitura e escrita no ensino médio. Para  apreender esse objetivo geral, estabelecem-se os seguintes objetivos específicos: (i) discutir sobre a relevância das tecnologias digitais, como recursos para o ensino- aprendizagem; (ii) refletir sobre o processo de formação docente; (iii) discutir sobre leitura e escrita mediadas pela tecnologia; (iv) produzir uma caderno pedagógico sobre as funcionalidades do Wattpad para os possíveis usos de prática de leitura e escrita  no processo de formação continuada do professor do ensino medio. A metodologia empregada está pautada em uma abordagem qualitativa.

Externo à Instituição - SUSANA CRISTINA DOS REIS - UFSM (Membro)
Externo à Instituição - ROSANGELA RODRIGUES BORGES - UNIFAL (Suplente)
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Membro)
Presidente - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)