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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE LOURDES DE PAULA AMORIM NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE LOURDES DE PAULA AMORIM NUNES
DATA: 26/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

A contribuição dos textos da tradição oral para a aprendizagem do sistema de escrita no processo de alfabetização.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras- chave: Letramento. Alfabetização. Oralidade. Escrita alfabética. Ensino-
aprendizagem. Práticas sociais. Alfaletrar. Linguagem.


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente trabalho elege como tema a contribuição dos textos da tradição oral para a
aprendizagem do sistema de escrita no processo de alfabetização nos anos iniciais, como
objetivo geral buscou compreender como os textos da tradição oral podem contribuir para o
ensino aprendizagem do sistema de escrita em um contexto de letramento e oralidade. Para
alcançar esse objetivo geral proposto, esta pesquisa pretende (i) compreender sobre a
aprendizagem do sistema de escrita alfabética, em contexto de letramento; (ii) analisar a
contribuição de textos como, poemas, poesias, cantigas e parlendas para a apropriação do
sistema de escrita alfabético e (iii) contribuir para o processo de formação de professores
alfabetizadores, produzindo um caderno pedagógico com sugestões de práticas escolares. O
estudo está fundamentado em teóricos como Soares ( 2004, 2021), Freire (1996, 2002),
Castanheira (2009), Maciel (2009), Martins (2009), Cagliari ( 2004, 2010), Vygotsky
(1980), Bakhtin (1997), Naspolini (2009), Mortatti (2021), Magalhães (2019), Marcuschi
(2001), Frade (2005), entre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois de acordo
com os propósitos estabelecidos para este trabalho, a pesquisa efetuada caracterizou-se pela
categoria teórica já exploradas e trabalhadas por outros pesquisadores. A pesquisa de
investigação teórica, exploratória e qualitativa evidenciou a necessidade de ensinar o
processo da escrita alfabética aos alunos com a interação das práticas sociais em
consolidação com o processo de alfabetização. Conclui-se que o papel do professor
alfabetizador tornou-se primordial, buscando a formação continuada para atuar em
segmentos da educação infantil e nos anos iniciais, investindo em ações lúdicas, concretas
e sistematizadas, promovendo práticas sociais do letramento e da oralidade em um contexto
de alfabetização, estimulando habilidades e competências necessárias para consolidar o
processo de aprendizagem da escrita alfabética por meio de textos das tradições orais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ROSANGELA RODRIGUES BORGES - UNIFAL (Membro)
Externo ao Programa - RAQUEL MARCIA FONTES MARTINS - DEL/FAELCH (Membro)
Presidente - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Externo à Instituição - JULIO CESAR MACHADO - UEMG (Suplente)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 02/08/2022 10:30
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