Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA DE FÁTIMA DA SILVA LANA MACHADO

DISCENTE: LUCIANA DE FÁTIMA DA SILVA LANA MACHADO
DATA: 25/08/2022

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ABORDAGENS SOBRE O TEMA NA ESFERA DIGITAL

Avaliação da aprendizagem. Formação de Professores. Pandemia da Covid-19. Esfera pública digital.

O ano de 2020 marcou a história mundial em decorrência da pandemia da COVID-19. Por indicação dos órgãos governamentais de saúde, medidas de enfrentamento à crise sanitária foram implementadas e, por consequência, o sistema educacional brasileiro foi afetado com a interrupção das aulas presenciais e o fechamento de escolas. Como forma de garantir a continuidade dos estudos, estabeleceu-se o ensino remoto emergencial, que levou as instituições de ensino a fornecerem suporte aos estudantes através de roteiros de estudos, materiais impressos e canais de comunicação digitais. O percurso traçado pelos docentes e profissionais da educação, intensificou a utilização de plataformas digitais e passou a sugerir o desenvolvimento de novas metodologias nos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Em relação a avaliação, que é uma etapa permanente no processo ensino-aprendizagem e de fundamental importância quando se trata dos percursos pedagógicos, toma-se, nesta pesquisa de mestrado, como centralidade de discussão. Assim, este projeto se inscreve no campo de estudos sobre métodos e instrumentos da avaliação da aprendizagem, tendo como interesse investigar como se deram as abordagens sobre o tema Avaliação da Aprendizagem na esfera pública digital. A pesquisa adota como referencial teórico os estudos sobre avaliação realizados por Benigna Villas Boas, Cipriano Carlos Luckesi, Celso Vasconcelos, Jussara Hoffmann, Lea Depresbiteris, entre outros. A dissertação está estruturada em três manuscritos com o intuito de serem submetidos a publicações científicas, inicialmente seguindo a normatização da Universidade Federal de Lavras. O primeiro traz um levantamento da produção científica relacionada à avaliação da aprendizagem a fim de compor a métrica bibliográfica vista por meio da análise de redes sociais; para tanto foi realizado levantamento bibliográfico sobre o tema em periódicos disponíveis no portal de periódicos da CAPES, pelo acesso oferecido à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), utilizando a base de dados da Web Of Scince, no período de 2020 a 2021, que compreende ao espaço temporal de recorte deste trabalho. O segundo manuscrito busca caracterizar o tipo de conversação acerca da Avaliação da Aprendizagem na esfera pública digital e a conotação dada ao tema nos últimos anos. As informações pesquisadas compõem-se de conteúdos de lives produzidas sobre a temática, coletadas por meio da YouTube Data Tools, uma ferramenta de web scraping para mineração de dados e raspagem textual na internet. O terceiro manuscrito tem por objetivo apresentar um Produto Educacional no formato de webinar, sobre o tema Avaliação da Aprendizagem e seus instrumentos, voltado a atender às expectativas de professores em todos os níveis de docência e alunos dos cursos de licenciaturas.

Interno - RONEI XIMENES MARTINS (Membro)
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA - UEMG (Membro)
Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Externo à Instituição - MARIA ELIZA NOGUEIRA OLIVEIRA - UNIFAL (Suplente)