Banca de QUALIFICAÇÃO: PÂMELA APARECIDA SIMÃO ANDRÉ

DATA: 28/09/2022
LOCAL: WEB Google meet

IMAGENS DIALÉTICAS SOBRE A INSTITUIÇÃO ESCOALR

Escola; fundamentos estéticos; imagem dialética; escola e sociedade.

SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação

A pesquisa trata do tema da instituição escolar e sua representação por parte de professores e de estudantes de licenciaturas mediados por imagens fotográficas. O objetivo é analisar como esses sujeitos diretamente implicados com as atividades educativas escolares constroem suas representações sobre a escola numa perspectiva dialética que tanto, pode voltar-se às críticas, quanto aos elogias direcionados a essa instituição que possui funções sociais controversas. Como referenciais teóricos adotou-se fundamentos estético-filosóficos relativos ao pensamento de Walter Benjamin, conceitos como: alegoria, imagem dialética, jogo, imagem-pensamento, técnica e segunda técnica e, conceitos de Vilém Flusser tais como: imagem técnica, embriaguez, jogo e dialética das imagens que foram incorporados na produção e leitura de imagens construídas pelos sujeitos de pesquisa. O problema que direcionou a investigação foi: como professores e estudantes de licenciaturas representam a função social da instituição escolar mediados pela produção de imagens técnicas? Como resultados da investigação espera-se apresentar uma leitura crítica das imagens produzidas pelos sujeitos destacando-se a leitura dialética das imagens e a construção do esclarecimento sobre o papel social desempenhado pela escola mesmo em tempos difíceis. A partir dessa leitura de imagens conclui-se que, de acordo com as representações sobre a instituição escolar haverá direcionamentos das atividades educativas e dos processos pedagógicos.

Interno - VANDERLEI BARBOSA (Suplente)
Externo à Instituição - LUÍS ROBERTO GOMES - UFSCAR (Suplente)
Externo à Instituição - DANILO ARNALDO BRISKIEVICZ - IFMG (Membro)
Externo ao Programa - DALVA DE SOUZA LOBO - DPE/FAELCH (Membro)