Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA MELO COSTA

DATA: 29/09/2022
LOCAL: Google meet

TORNAR-SE PROFESSOR NO CONTEXTO DE PANDEMIA

Professor Iniciante, Pandemia, Formação Docente.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução

O professor iniciante, ao adentrar o contexto da sala de aula e da escola, passa por grandes desafios os quais podem gerar questionamentos ou inquietações. Sobre esse período em que deve ser superado pelo professor iniciante é que se debruça a temática desta pesquisa, que busca entender como esse período de superação do professor iniciante no contexto escolar se deu quando esta instituição também superava o desafio da Educação em Pandemia. Para isso, se traçou, como objetivo geral da pesquisa, investigar o processo de inserção profissional de professores iniciantes no contexto da Pandemia Covid-19. Com o intuito de alcançar tal objetivo, essa pesquisa tem uma metodologia de cunho qualitativo, do tipo exploratória, com método de coleta de dados por meio de entrevistas e grupos de discussões. Como principal aporte teórico, utiliza-se os estudos de Huberman (1993), Marcelo (2009), Nóvoa (2011), Papi e Martins (2010), Nono (2011) e Gatti et.al. (2019) para descrever a complexidade e as especificidades do período iniciante do professor na escola e em sala de aula. E nos estudos de Canário (1998) e Imbernon (2005) para evidenciar a importância da constituição profissional deste docente iniciante. Espera-se encontrar subsídios para o entendimento de como se deu o processo de acolhimento e adaptação do professor na escola e em sala de aula, verificar se houve ou não desafios a serem superados durante esse período e promover iniciativas que auxiliem na aproximação deste docente com o contexto escolar.

Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Externo à Instituição - MARLI AMÉLIA LUCAS DE OLIVEIRA - IFSUDESTE MG (Membro)
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE - USCS (Suplente)
Interno - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU (Membro)