Banca de QUALIFICAÇÃO: POLLYANNA MARIA RESENDE

DISCENTE: POLLYANNA MARIA RESENDE
DATA: 29/09/2022
LOCAL: Google meet

FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ELEMENTOS PARA A CONSTITUIÇÃO DO RACIOCÍNIO PEDAGÓGICO POR FUTUROS PROFESSORES

Raciocínio Pedagógico, Residência Pedagógica, Formação Docente, Professores Iniciantes.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Esta pesquisa busca investigar a Formação Docente, a partir do Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras, de acordo com os estudos de Shulman (1986) sobre o Raciocínio Pedagógico. o Programa Residência Pedagógica parte da imersão dos estudantes, durante dezoito meses consecutivos, em todas as atividades desenvolvidas na escola, com a participação ativa do professor preceptor.  Nesse sentido, o estudante participa da rotina da escola parceira, inclusive das atividades extras sala promovidas pela escola, a partir do plano de atividade elaborado em conjunto com os estudantes, a coordenação do projeto, o professor preceptor e as escolas. Diante disso, os estudos de Shulman (1986) sobre o Raciocínio Pedagógico possibilita o estudante-professor a construção de conhecimentos relativos a como ensinar diferentes assuntos, para diferentes alunos e em contextos distintos. Logo, esse é o trabalho dos Residentes, que muitas vezes se deparam com um cenário completamente distinto do que pensava que seria e, tem que mudar as suas práticas e teorias ao longo do projeto. Contudo, a presente pesquisa tem como objetivo investigar como se dão os processos do Raciocínio Pedagógico, no contexto da Residência Pedagógica, considerando o contexto pandêmico – Covid-19 - em que as atividades se desenvolveram. A partir disso, responder perguntas como: Como as atividades desenvolvidas no contexto da Residência Pedagógica oportunizaram o desenvolvimento do Raciocínio Pedagógico? Quais conhecimentos emergiram das atividades pedagógicas propostas? Quais as evidências de construção e aquisição do Raciocínio Pedagógico no exercício da docência pelos residentes? Utilizaremos como metodologia a pesquisa qualitativa, e os instrumentos para a coleta de dados serão um questionário social, o Grupo de Discussão e a análise dos Registros Reflexivos produzidos pelos Residentes ao longo do projeto.

Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Externo à Instituição - MARLI AMÉLIA LUCAS DE OLIVEIRA - IFSUDESTE MG (Membro)
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE - USCS (Suplente)
Interno - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU (Membro)