Banca de QUALIFICAÇÃO: ALOILSON MESSIAS COSTA

DISCENTE: ALOILSON MESSIAS COSTA
DATA: 29/09/2022
LOCAL: Universidade Federal de Lavras

Sociedade de consumo e juventude: considerações dialógicas acerca dessa dimensão e suas implicações

Sociedade de Consumo; Pós-modernidade; Indústria Cultural; Educação Dialógica e Ambiental; Juventude.

SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação

A presente pesquisa dissertativa tem por intento o propósito de uma compreensão da sociedade de consumo e as suas repercussões na vida das pessoas, em especial da juventude estudantil, a partir de uma revisão bibliográfica no que diz respeito à temática. Especialmente no que concerne à questão da alienação oriunda da Industria Cultural e educação dialógica e socioambiental no contexto da pós-modernidade. Analisando esse recorte na sociedade de consumo, seus desejos, armadilhas e seus hábitos e, o que acarreta na vida e no estágio do ser juventude, dando a conhecer que essa análise temática disserta acerca de questões práticas, materiais e presentes na vida dos jovens estudantes. Também, analisa a ligação entre a sociedade de consumo e educação, numa referencial dialógica e socioambiental, no que pode ser implementado como ações teóricas e de aprendizados dentro do campo didático e pedagógico em benefício para a difusão de uma nova cultura de responsabilidade perante os desafios pós-modernos. Entretanto, é desafiador, pois esse modelo político e educacional não dialoga diretamente com a cultura consumista e propagadora, pelas inúmeras mídias, de uma felicidade vazia e inatingível.

Presidente - VANDERLEI BARBOSA (Membro)
Externo à Instituição - MARGARIDA MONTEJANO DA SILVA - UNICAMP (Suplente)
Externo à Instituição - JORGE ALEXANDRE BARBOSA NEVES - UFMG (Membro)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)