Banca de DEFESA: ADRIANA RODRIGUES DE SOUZA

DISCENTE: ADRIANA RODRIGUES DE SOUZA
DATA: 26/09/2022
LOCAL: Videoconferência

O GÊNERO DISCURSIVO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ABORDAGEM DA LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DESTINADOS AOS ANOS INICIAIS

Livro Didático; Gêneros Discursivos; Leitura; Linguagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

A Linguagem representa o conhecimento de mundo e a produção de sentidos, através da interpretação de mensagens que atuam e dialogam na interação entre os sujeitos. Ela se concretiza através da construção de enunciados que vão além do texto, pois eles sempre respondem e também provocam uma resposta. Estes enunciados instituem os gêneros do discurso, em seus diferentes usos, de acordo com o campo em que atuam. Com base nessa consideração, é relevante apontar que as práticas escolares voltadas para esse viés têm como propósito possibilitar a construção de relações mais significativas quando se associam à vida do sujeito, tornando o estudo dos gêneros mais interessante para o aluno, visto que eles ressaltam o enunciado como um produto e também como um processo. A partir desta afirmativa surge o seguinte questionamento: como tem sido o tratamento dado aos gêneros discursivos, nos processos de leitura, por livros didáticos destinados aos alunos dos anos iniciais da Educação Básica? É possível perceber que algumas práticas pedagógicas possuem certas inadequações que corroboram o desinteresse dos alunos. Essa proposição se fundamenta em práticas com atividades que muitas vezes se distanciam do uso efetivo da linguagem. À vista disso, este trabalho se justifica pela perspectiva de análise desses pressupostos com o propósito de trazer contribuições para a formação docente e para ressignificação das práticas escolares. Baseando-se nesse respaldo, o objetivo principal da pesquisa é analisar a abordagem das práticas de leitura relacionadas ao estudo dos gêneros discursivos em livros didáticos de língua portuguesa. A referida análise contempla a coleção Ápis (2017) destinada ao Ensino Fundamental I, a fim de verificar se a proposta de leitura se pauta em uma perspectiva discursiva do ensino dos gêneros em sala de aula. O percurso metodológico do presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa bibliográfica/webliográfica. Assim, realizou-se inicialmente um estudo teórico sobre o livro didático no Brasil, com a contribuição de autores como Lajolo (2008); Munakata (2003); Bittencourt (2004); Batista (2001); Cargnelutt (2015) e Gomes (2013), com o propósito de articulá-lo como um instrumento dialógico, partícipe da atividade humana, instituindo a instância de um discurso como possibilidade de ação. Para a consecução deste estudo, serão circunscritos os pressupostos teóricos de Bakhtin, a partir das concepções sobre gêneros discursivos, em consonância com Geraldi (2006), Volóchinov (2019), Silva (2013) e Sobral (2011), na construção da pesquisa, que tem para promover discussões que possam subsidiar a prática docente. Serão feitos registros reflexivos e observações sistemáticas a partir de algumas categorias analíticas no contexto escolar através da análise das propostas de atividades de leitura, presentes no livro didático dos anos iniciais, sob uma perspectiva discursiva. O escopo da pesquisa é constituir aportes em práticas de leitura em sala de aula, no processo de formação e construção de novos saberes, partindo da compreensão do sujeito que também se faz entender em seu projeto de dizer, e também trazer contribuições significativas para a formação e ressignificação da prática docente.

Externo à Instituição - TACICLEIDE DANTAS VIEIRA - IFRN (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Suplente)
Presidente - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Membro)
Externo à Instituição - JACILUZ DIAS FONSECA - NENHUMA (Suplente)