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Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINNE MACHADO BARRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINNE MACHADO BARRA
DATA: 30/09/2022
HORA: 08:30
LOCAL: google meet
TÍTULO:

A ESTÉTICA GROTESCA NO CINEMA DE HORROR/TERROR E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO OU ALIENANTE 


PALAVRAS-CHAVES:

Estética grotesca. Cinema de terror. Ferramenta pedagógica.


PÁGINAS: 31
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação
RESUMO:

Esta pesquisa discorre sobre a estética grotesca do cinema de horror, bem como sua potencialidade de uso pedagógico ou não. A literatura europeia no século XIX ajudou a impulsionar o gênero de horror. Sua incorporação na literatura ficou apagada por muitos séculos, até o Renascimento que suas características se relacionavam com as histórias épicas e trágicas. A partir disso, o gênero foi ganhando cada vez mais espaço até chegar ao cinema. Esse trabalho tem como objetivo analisar a estética grotesca do cinema de horror, verificar se o cinema possui potencial pedagógico ou alienante e apresentar os filmes de horror como uma ferramenta pedagógica. O trabalho justifica-se pela necessidade da educação cada vez mais ampliar suas formas de ensinar, usando diferentes ferramentas e métodos, tornando o aprendizado mais próximo do aluno. Utilizamos de uma vasta pesquisa para amparar a pesquisa, dentre as principais estão: OLIVEIRA (2018); CARROLL (1990); KAYSER (1986); FRANÇA (2011); MELO (2017). O terror alcança seu intuito quando causa sustos, podemos afirmar que há um certo prazer advindo dessas sensações de perigos simulados. Há diversas explicações e teorias da atração pelos filmes de horror, uma delas discorre que somos atraídos pelo diferente e repugnante. O cinema faz parte da formação cultural do indivíduo, mesmo que possa ser um mecanismo influente de alienação e controle. Podemos afirmar que o cinema pode ser usado como um instrumento poderoso, a qual ao mesmo tempo que tem o potencial de ensinar, ele pode alienar. Cabe ao docente levar discussões com olhar crítico afim de mediar essas produções, que podem ser pertinentes para refletir sobre muitos assuntos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - NEIDE APARECIDA MARINHO - UFF (Suplente)
Externo à Instituição - LUÍS ROBERTO GOMES - UFSCAR (Membro)
Externo ao Programa - DALVA DE SOUZA LOBO - DPE/FAELCH (Suplente)
Presidente - CARLOS BETLINSKI (Membro)
Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Membro)
Notícia cadastrada em: 20/09/2022 15:52
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