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Banca de DEFESA: TIELLE ALVES SOUTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIELLE ALVES SOUTO
DATA: 03/11/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Google meet: meet.google.com/rrj-kzqd-xpt
TÍTULO:

O ENSINO REMOTO EM MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE PELO CICLO DE POLÍTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Política pública; Ensino remoto emergencial; Ciclo de políticas; Pandemia; Tecnologias digitais


PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
RESUMO:

O presente estudo trata do Ensino Remoto Emergencial (ERE) proposto em consequência da pandemia de SARS-CoV-2, focando-se no programa Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) para a Educação Básica, apresentado pelo Governo do Estado de Minas Gerais. O objetivo do estudo é compreender o cenário do Ensino Remoto e as possíveis dificuldades relacionadas à sua viabilização e ao seu funcionamento, em especial porque recomendou-se uma soma de esforços para o emprego de mecanismos on-line, televisivos, radiofônicos e/ou impressos. Com o intuito de cumprir o objetivo, inspirou-se teórico-metodologicamente na noção de Ciclo de Políticas de Stephen Ball, empregando-se também de ferramentas relacionadas à análise documental. Analiticamente, refletiu-se sobre o contexto de influência proposto por Ball que, no caso do REANP, foi fortemente produzido em consequência às condições sanitárias e ao isolamento social. Tratou-se também dos contextos da produção de texto – relacionando o cenário mineiro com o nacional para a elaboração textual do REANP – e da prática – trazendo aspectos sobre acesso às tecnologias digitais, condições de trabalho, realidades sociais e divulgação de informações por meios on-line sobre o que é o REANP e suas possíveis interpretações em realidades locais. Além disso, foi desenvolvido um Produto Educacional, que teve como finalidade desenvolver o conhecimento mais aprofundado dos alunos acerca das políticas públicas educacionais e sua ligação com a implementação das tecnologias na educação. Ele foi desenvolvido através de um curso ministrado pela plataforma do Google Meet devido as circunstâncias de aulas remotas. Ocorreu na disciplina “Currículo e escola” para alunos (as) do 3º Período da Graduação em Pedagogia-UFLA, e contou com a participação dos mesmos no processo de construção do conhecimento durante a aula. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Suplente)
Externo à Instituição - FREDERICO ASSIS CARDOSO - UFMG (Suplente)
Presidente - CLAUDIO LUCIO MENDES (Membro)
Externo à Instituição - BREYNNER RICARDO DE OLIVEIRA - UFOP (Membro)
Notícia cadastrada em: 24/10/2022 07:47
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