Banca de DEFESA: MÁRCIA CARLA PEREIRA COSTA

DISCENTE: MÁRCIA CARLA PEREIRA COSTA
DATA: 12/12/2022
LOCAL: Defesa será realizada de modo remoto

Protocolos de leitura: uma proposta didática para o trabalho com videoanimação

Palavras chave: Estratégias de leitura. Protocolos de leitura. Textos Multissemióticos. Videoanimação.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Resumo:

Na contemporaneidade, ler se torna uma ação cada vez mais complexa, que exige do leitor habilidades acerca do uso dos diferentes recursos semióticos (palavras, imagens, cores, iluminação, sons etc.), de suas combinações e de seus efeitos de sentido. Nessa perspectiva, esta pesquisa se norteia pela seguinte questão: Quais são as contribuições dos protocolos de leitura para o encaminhamento de práticas educativas que efetivamente favoreçam a formação de leitores responsivos ativos? Parte-se do pressuposto de que a leitura é um fenômeno interativo de se (re)construir, negociar e questionar sentidos possíveis aos textos e discursos a partir de uma postura responsiva ativa-crítica/do questionamento (ROJO, 2004; GOMES, 2017). Esta dissertação adota como objetivo geral analisar as potencialidades dos protocolos de leitura para o trabalho com videoanimações e como objetivos específicos: a) apresentar um compilado teórico acerca das concepções de leitura; b) sistematizar a discussão feita por Isabel Solé (1998) acerca das estratégias de leitura; c) discorrer sobre os protocolos de leitura e suas contribuições para a formação de leitores proficientes; d) produzir uma sugestão de protocolo de leitura para o trabalho com o gênero videoanimação em sala de aula. Metodologicamente, esta pesquisa se organiza a partir de uma pesquisa bibliográfica, constituída por três capítulos: a) concepções de leitura (KATO, 1994, 1995; CALIL, 1995; CORACINI, 2005); b) estratégias de leitura (SOLÉ, 1998; GIROTTO; SOUZA, 2010) e c) protocolos de leitura (SCHOLES, 1989; CHARTIER, 1996; LEAL, 2003; BORTONI-RICARDO, MACHADO, CASTANHEIRA, 2018; LEFFA, 1996; SANTOS, 2007). Esta pesquisa apresenta, ainda, uma proposta didática, que contempla atividades relacionadas aos protocolos de leitura voltadas para formação de professores, constituídas por questionamentos que poderão ser utilizados pelo professor para a exploração das três etapas da ação leitora (antes, durante e depois da leitura) e que propicie a exploração dos diferentes recursos semióticos que compõem uma produção fílmica. Para tal, foi selecionada a videoanimação “Lost and Found” (Perdidos e Achados), de Andrew Goldsmith e Bradley Slabe (2018), em função dos modos de organização e da temática explorada na produção em questão. A partir da pesquisa realizada, ficou evidenciada a relevância do trabalho com protocolos de leitura em textos multissemióticos, pelos seguintes motivos: a) os estudos sobre essa questão são praticamente inexistentes na literatura; b) a disseminação das tecnologias da informação e da comunicação ampliaram a circulação social de textos multissemióticos, o que demanda dos professores uma formação capaz de dar conta das exigências da sociedade contemporânea; c) a complexidade constitutiva dos textos multissemióticos, que apresentam uma combinação de vários recursos, que exige habilidades para compreender as escolhas realizadas pelos produtores e para entender os efeitos de sentidos; d) a relevância de procedimentos metodológicos que sistematizem as etapas do percurso de leitura, que possibilitem ao leitor analisar o próprio percurso, bem como ao professor avaliar a proficiência leitora dos alunos e realizar intervenções mais direcionadas. Diante do exposto, esta pesquisa buscou construir uma reflexão acerca da prática da leitura articulada às demandas da sociedade digital.

Externo à Instituição - ALINE TORRES DE SOUSA CARVALHO - IFMG (Suplente)
Externo à Instituição - ELIANE VIANEY DE CARVALHO - UNILAVRAS (Membro)
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Interno - SIBELY OLIVEIRA SILVA (Suplente)